Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7983
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Empreendedorismo feminino em restaurantes: um estudo de caso da Lu restaurante no município de Taquarussu/MS
Autor(es): DÉBORA MOLINA DE SOUZA
Primeiro orientador: FABIANO GRETER MOREIRA
Resumo: A pesquisa trata de investigar quais os motivos relacionados ao aumento do empreendedorismo feminino e quais suas maiores dificuldades em manter uma empresa, em específico no ramo alimentício, no município de Taquarussu-Ms. Este estudo tem como objetivo analisar quais desafios de fato às mulheres empreendedoras sofrem no seu dia a dia, quais são as expectativas para o futuro do seu negócio que possam aumentar seus rendimentos, gerar empregos e ter sustentabilidade no mercado de trabalho. A metodologia utiliza uma abordagem qualitativa, conduzida de forma descritiva, voltada para um estudo de caso. Os resultados indicam que foi possível compreender alguns relatos sobre a situação presente, sendo dispostas duas possíveis respostas a essa problemática: empreender por oportunidade ou por necessidade. De acordo com a análise, foi possível identificar que as entrevistadas começaram a empreender por oportunidade, por motivos de renda extra, independência, autonomia, disponibilidade de tempo e gostar da atividade que realizam. Palavras-chave: Empreendimento familiar. Gestão feminina. Restaurante.
Abstract: The research aims to investigate the reasons related to the increase in female entrepreneurship and what are their biggest difficulties in maintaining a company, specifically in the food sector, in the municipality of Taquarussu-MS. This study aims to gather relevant facts about the spread of this enterprise. The methodology used is characterized by a qualitative approach, conducted in an exploratory manner, focused on a case study, which aims to understand and analyze the subject, through the application of a questionnaire. At the end, it was possible to understand some reports about the current situation, with two possible responses to this problem: undertaking out of opportunity or out of necessity. According to the analysis, it was possible to conclude that the interviewees started entrepreneurship out of opportunity, for reasons of extra income, independence, autonomy, availability of time and loving entrepreneurship. Keywords: family; management; women; business.
Palavras-chave: Empreendimento familiar. Gestão feminina. Restaurante
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7983
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (CPNA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.