Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7959
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O estágio Curricular sob a percepção de estudantes do curso de Pedagogia/Faed |
Autor(es): | THALITA DE CASSIA DE SOUZA PAIXÃO |
Primeiro orientador: | SANDRA NOVAIS SOUSA |
Resumo: | O artigo discute a percepção dos estudantes de licenciatura, em relação ao formato como está organizado o projeto Político Pedagógico de Curso (PPC), analisando os pontos positivos e negativos e se de fato oferece uma formação que contempla todos os saberes importantes nas aulas teóricos-práticas para formar futuros bons profissionais . O objetivo consistiu em fazer uma análise teórica conceitual procurando entender como se iniciou a prática nos cursos superiores, principalmente na formação de professores, e uma análise a partir dos teóricos que discutem formação docente, contextualizando a importância do estágio curricular na formação inicial dos professores, sobretudo, os licenciandos de Pedagogia da Faculdade de Educação (Faed) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Como procedimentos metodológicos, utilizou-se por base a pesquisa bibliográfica e documental como também a aplicação de um questionário tipo survey por meio do Formulários Google. Os resultados apontaram que o estágio supervisionado como ferramenta de formação é responsável pela construção da identidade, no qual, corresponde ao significado que esse futuro professor dá para sua profissão, como também,contribui para uma prática mediada por pesquisa, reflexão e que considera a realidade social. Os estudantes do curso sentiram algumas diferenças quanto a migração de PPC, sobretudo pela burocracia enfrentada. Concluiu que faz-se necessário um professor que durante sua formação e após, deve estar constantemente pesquisando e refletindo acerca dos conflitos para transformação da prática. |
Abstract: | The article discusses the perception of undergraduate students in relation to the format in which the Political Pedagogical Course (PPC) project is organized, analyzing the positive and negative points and whether it in fact offers training that encompasses all the important knowledge in theoretical classes- practices to train future good professionals. The objective was to carry out a conceptual theoretical analysis seeking to understand how the practice began in higher education courses, mainly in teacher training, and an analysis based on theorists who discuss teacher training, contextualizing the importance of the curricular internship in the initial training of teachers, above all, Pedagogy graduates from the Faculty of Education (Faed) of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). As methodological procedures, bibliographic and documentary research was used as a basis, as well as the application of a survey-type questionnaire using Google Forms. The results showed that the supervised internship as a training tool is responsible for the construction of identity, which corresponds to the meaning that this future teacher gives to his profession, as well as contributing to a practice mediated by research, reflection and which considers reality Social. Students on the course felt some differences regarding PPC migration, especially due to the bureaucracy they faced. He concluded that a teacher is needed who, during his training and after, must be constantly researching and reflecting on conflicts to transform practice. |
Palavras-chave: | Estágios Supervisionado Formação docente Práticas reflexivas. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7959 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
9963.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.