Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7956
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE A APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA E COMUNICACIONAL DOS PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DE ALGUMAS UNIVERSIDADES DE MATO GROSSO DO SUL
Autor(es): kleris da Rocha
Primeiro orientador: MIRIAM BRUM ARGUELHO
Resumo: Este artigo busca lançar um olhar para os professores de alguns cursos de Licenciatura do Mato Grosso do Sul, considerando suas práticas, em relação à apropriação tecnológica e comunicacional com o uso de tecnologias digitais. Resulta do recorte de uma pesquisa em andamento, conduzida pelo grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Tecnologias - EduTec/UFMS com o tema Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais: Capital Tecnológico e Inovação Pedagógica na Formação Inicial de Professores. Tem como objetivo geral identificar e analisar as características educacional/comunicacional com o uso de tecnologias digitais e objetivos específicos. Como objetivos específicos mapear práticas inovadoras e verificar apropriação das tecnologias pelos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e que usa a metodologia do tipo bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicam que embora utilizem algumas tecnologias digitais em suas rotinas e nas práticas na educação, os professores sentem necessidade de formação para o uso das tecnologias digitais. Que possamos despertar um olhar atento para a importância da qualidade de tempo e de investimento em inovação tecnológica para os docentes nas instituições de ensino superior.
Abstract: This article seeks to take a look at the teachers of some undergraduate courses in Mato Grosso do Sul, considering their practices, in relation to technological and communicational appropriation with the use of digital technologies. It results from an excerpt from ongoing research, conducted by the Studies and Research in Education and Technologies group - EduTec/UFMS with the theme Pedagogical Practices and Digital Technologies: Technological Capital and Pedagogical Innovation in Initial Teacher Training. Its general objective is to identify and analyze educational/communication characteristics with the use of digital technologies and specific objectives. The specific objectives are to map innovative practices and verify the appropriation of technologies by teachers. This is qualitative research that uses bibliographic methodology. The research results indicate that although they use some digital technologies in their routines and practices in education, teachers feel the need for training in the use of digital technologies. May we awaken a closer look at the importance of quality time and investment in technological innovation for teachers in higher education institutions.
Palavras-chave: Tecnologias digitais
comunicação
práticas pedagógicas
formação de professores.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7956
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
9685.pdf322,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.