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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um Retrato de Experimentos Gamificados para Melhora de Engajamento de Funcionários em Empresas no Brasil
Autor(es): ISTELLA LIRA CONDER
Primeiro orientador: ANDERSON CORREA DE LIMA
Resumo: A Gamificação é uma estratégia que tem sido utilizada nas mais diversas áreas. Além da educação, uma das possíveis áreas de aplicação é sua utilização na melhora do engajamento entre funcionários em empresas de diversos ramos. Por se tratar de uma área nova, ainda são poucos os estudos em português e no Brasil sobre a utilização da gamificação em ambiente empresarial, especificamente quando se fala na área de Tecnologia da Informação (TI). Assim sendo, o objetivo deste trabalho consistiu em elaborar um panorama, a partir de estudos da área, sobre a utilização de ferramentas e métodos da gamificação em ambientes de trabalho empresariais brasileiros. Também faz parte do objetivo apresentar quais são as técnicas e ferramentas gamificadas mais utilizadas e de que forma e por quanto tempo elas foram aplicadas nas empresas. Para alcançar o objetivo, uma pesquisa exploratória foi realizada no Google Acadêmico considerando os trabalhos mais recentes e mais citados. Como parte da metodologia uma série de questões de pesquisa foram formuladas acerca do tema de gamificação em empresas. Como resultado apresentam-se tabelas com as respostas de cada artigo selecionado, desta forma foi possível criar um esboço inicial de um panorama sobre o estado da arte do tema no Brasil. Como trabalho futuro pretende-se refinar este trabalho construindo uma Revisão Sistemática da Literatura seguindo um processo metodológico formal.
Abstract: Gamification is a strategy that has been used in a wide variety of areas. In addition to education, one of the possible areas of application is its use in improving employees' engagement in companies in various industries. Since this is a new area, there are still few studies in Portuguese and in Brazil on the use of gamification in a business environment, specifically when it comes to Information Technology (IT). Therefore, the aim of this study was to provide an overview, based on studies in the area, regarding the use of gamification tools and methods in Brazilian corporate workplaces. It also aims to show which gamified techniques and tools are most commonly used, how they are being implemented, and how long they have been used at companies. In order to achieve the objective, an exploratory search was carried out on Google Scholar considering the most recent and most cited works. As part of the methodology, a series of research questions were formulated on the subject of gamification in companies. As a result, tables are presented with the answers for each article selected. In this way, it was possible to create an initial outline of the state of the art on the subject in Brazil. As future work, we intend to refine this work by constructing a Systematic Literature Review following a formal methodological process.
Palavras-chave: gamificação
engajamento
empresas
Brasil
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7948
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Ciência da Computação - Bacharelado (CPPP)

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