Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7946
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): LUANA DOS SANTOS MENDES
Primeiro orientador: CLEIA RENATA TEIXEIRA DE SOUZA
Resumo: Este tema engloba as trajetórias, conquistas e desafios da inclusão na rede regular de ensino. O trabalho tem como objetivo compreender o que as professoras pensam em relação a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista - (TEA) nos primeiros anos do Ensino Fundamental em uma escola regular, com o intuito de discutir e apresentar as metodologias usadas por estas professoras em suas práticas educativas. É importante destacar que ao longo da história houve um progresso significativo no sistema de inclusão de crianças e adolescentes no ambiente educacional, com a criação de leis, declarações, pesquisas e publicações à possibilidade de inserção no contexto social, envolvendo todos os indivíduos. A metodologia adotada para este trabalho se ampara no campo da pesquisa qualitativa. A coleta de dados para o desenvolvimento da pesquisa foi feita em uma escola pública no município de Naviraí - MS. Percebeu-se que com o desenvolvimento dessa pesquisa a importância de ações legítimas de inclusão, para que se possa agir ativamente por meio de bases legais e científicas para compreender que as crianças com Transtorno do Espectro Autista no 1º ano do Ensino Fundamental precisam ir além da integração, pois a inclusão na escola possibilita o aluno a se desenvolver, não só no aspecto cognitivo, mas no social, e principalmente integralmente, como qualquer outra criança, superando dificuldades no espaço escolar. Com o trabalho do professor de apoio a fim de garantir a educação inclusiva e que busquem ocupar espaços que lhes são de direito. Palavras-chave: Educação Inclusiva; Aprendizagem; Ensino; Escola.
Abstract: This theme encompasses the trajectories, achievements and challenges of inclusion in the mainstream education system. The aim of this work is to understand what teachers think about the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the early years of elementary school in a mainstream school, with the aim of discussing and presenting the methodologies used by these teachers in their educational practices. It is important to note that throughout history there has been significant progress in the system of inclusion of children and adolescents in the educational environment, with the creation of laws, declarations, research and publications on the possibility of insertion in the social context, involving all individuals. The methodology adopted for this work is based on qualitative research. The data was collected at a public school in the municipality of Naviraí - MS. This research revealed the importance of legitimate inclusion actions, so that we can act actively through legal and scientific bases to understand that children with Autism Spectrum Disorder in the first year of elementary school need to go beyond integration, because inclusion in school enables the student to develop, not only cognitively, but socially, and above all integrally, like any other child, overcoming difficulties in the school environment. With the work of the support teacher to ensure inclusive education and that they seek to occupy spaces that are their right. Keywords: Inclusive Education; Learning; Teaching; School.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Aprendizagem
Ensino
Escola.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7946
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.