Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7939
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ADAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
Autor(es): | TAINARA YANKA DE ALMEIDA FERREIRA CAMPOS KETLIN LUANA PARABÁ DE OLIVEIRA |
Primeiro orientador: | BARBARA AMARAL MARTINS |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo investigar a utilização dos recursos adaptados para os estudantes público da educação especial que frequentam classes comuns na educação básica. Os objetivos específicos da pesquisa são: levantar e analisar produções científicas que se relacionam à utilização de recursos adaptados e, compreender e discutir o papel desses recursos no processo de ensino e aprendizagem dos referidos discentes. Foi realizado um estudo bibliográfico por meio de buscas nos seguintes bancos de dados: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Libray Online (SciELO) e Google Acadêmico, utilizando-se os termos “Recursos adaptados”, “Recursos para a educação especial”. Emergiram duas categorias a partir das análises dos dados, são elas: a) A ludicidade no âmbito escola e b) Os benefícios dos recursos adaptados em sala de aula. Diante da revisão de literatura, observamos que a inclusão escolar é favorecida pela ludicidade em sala de aula, permeada por intencionalidade pedagógica e que a adaptação de recursos para o público da educação especial é importante para o processo inclusivo, a fim de se garantir equidade no oferecimento de oportunidades, atendendo as necessidades de todos os discentes, garantindo as aprendizagens e possibilitando participar ativamente do ambiente educacional. |
Abstract: | The aim of this research is to investigate the use of adapted resources for special education students who attend ordinary classes in basic education. The specific objectives of the research are: to survey and analyze scientific productions related to the use of adapted resources and to understand and discuss the role of these resources in the teaching and learning process of these students. A bibliographic study was carried out by searching the following databases: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Google Scholar, using the terms "Adapted resources" and "Resources for special education". Two categories emerged from the data analysis: a) Playfulness at school and b) The benefits of adapted resources in the classroom. Based on the literature review, we observed that school inclusion is favored by playfulness in the classroom, permeated by pedagogical intent and that adapting resources for the special education public is important for the inclusive process, in order to guarantee equity in offering opportunities, meeting the needs of all students, guaranteeing learning and enabling active participation in the educational environment. |
Palavras-chave: | Inclusão Recursos adaptados Ludicidade Educação especial. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7939 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAN) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
9837.pdf | 192,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.