Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7931
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: o que revelam as produções acadêmicas? |
Autor(es): | AGATHA KALLIELY RAMOS LAPINSKI |
Primeiro orientador: | SHEILA DENIZE GUIMARAES BARBOSA |
Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso apresentado tem por objetivo identificar nas produções acadêmicas os motivos que contribuem para a evasão na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para tanto, realizamos um levantamento na base de dados da Biblioteca Digital De Teses e Dissertações (BDTD), a partir do descritor “MOTIVOS EVASÃO EJA” no título e no resumo. Foram localizadas 31 produções, dentre as quais somente 22 pesquisas que ofereceram uma contribuição acerca dos motivos que levam o educando a se evadir do ambiente escolar. Os resultados apontam que os fatores que contribuem para a evasão na EJA estão atrelados a três grandes categorias. A primeira relacionada às questões pessoais dos estudantes. A segunda categoria possui ligação com o espaço escolar. Por fim, a terceira categoria diz respeito às questões sociais, políticas e econômicas. Acreditamos que se torna imprescindível a necessidade de reconfiguração da EJA, com políticas públicas que considerem as especialidades e as peculiaridades dos sujeitos que procuram esta modalidade de ensino. Sujeitos que tiveram seu acesso à educação negado e interrompido por diversos fatores e que enfrentam desafios sociais, econômicos e culturais. Defendemos que é essencial conceder voz e viabilidade a esses alunos, com a finalidade de proporcionar condições necessárias para que os mesmos permaneçam no ambiente escolar e concluam seus estudos de forma efetiva. |
Abstract: | The Course Completion Work presented aims to identify in academic productions the reasons that contribute to dropout in Youth and Adult Education – EJA. To this end, we conducted a survey in the database of the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), based on the descriptor "MOTIVOS EVASÃO EJA" in the title and abstract. A total of 31 productions were found, among which only 22 researches that offered a contribution about the reasons that lead the student to to evade the school environment. The results indicate that the factors that contribute to EJA dropout are linked to three major categories. The first is related to the students' personal issues. The second category is linked to the school space Finally, the third category concerns social, political, and economic issues. We believe that the need to reconfigure EJA is essential, with public policies that consider the specialties and peculiarities of the subjects who seek this type of education. Subjects who have had their access to education denied and interrupted by various factors and who face social, economic and cultural challenges. We argue that it is essential to give voice and viability to these students, with the purpose of providing the necessary conditions for them to remain in the school environment and complete their studies effectively. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Evasão Produções acadêmicas. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7931 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.