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dc.contributor.advisorPessanha, Eurize Caldas-
dc.contributor.authorRahe, Marta Banducci-
dc.date.accessioned2011-11-10T12:09:49Z-
dc.date.available2011-11-10T12:09:49Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/790-
dc.description.abstractQuando a investigação envolve instituições escolares, o conceito de cultura surge como idéia central, uma vez que educação e cultura são indissociáveis. Dessa forma a escola transforma-se em lugar de produção e reprodução de valores, sentidos e significados da sociedade e da cultura escolar. Como as disciplinas são construidas na escola, elas não podem dissociar-se desses aspectos. Diante disso e da constatação da crescente presença de valores e costumes norte-americanos no cotidiano brasileiro, esta pesquisa tem por objetivo analisar a disciplina lingua inglesa em uma escola pública - Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, localizada em Campo Grande - MS, bem como o papel de seus professores em suas práticas na inculcação e assimilação dos valores e costumes estadunidenses. As investigações centraram-se nas práticas cotidianas de alguns professores durante o periodo de 1955 a 2005 e na cultura docente, examinadas através de entrevistas e depoimentos de professores e alunos e buscas nos arquivos e documentos da escola. Entre outros aspectos, foram examinados a construção da disciplina lingua inglesa no Maria Constança, a formação do quadro docente, o prestigio da disciplina no contexto escolar e o uso do livro didático. Destacou-se, também, os fatores que levaram às aproximações entre Brasil e Estados Unidos, bem como o papel de simbolos norte-americanos no cotidiano brasileiro e escolar. Para a condução da pesquisa autores como Williams, Pérez-Gómez, Julia, Bourdieu, Hobsbawm, Gramsci, alicerçaram as bases para o trabalho empirico. Por fim, chegou-se à conclusão de que a "americanização" do estudante, no sentido adotado por essa pesquisa, é muito mais um processo que vem de fora para dentro na escola brasileira e não o contrário.pt_BR
dc.description.abstractWhen the research is about schools, the concept of culture emerges as the central idea, since education and culture are inseparable. In this way, the school is the place of the production and reproduction of the society's values, senses and meanings and also the place of school culture. As the school subjects are built up at schools, they can not be studied without linking them to these aspects. So, in the face of this and through the confirmation of the presence of the values and habits from the American culture in the Brazilians' daily lives, this research aims to analyse the subject -English - at a public school - Escola Estadual Maria Constanca Barros Machado, situated in Campo Grande - MS, as well as, seeing the role teachers play through their practices and the process of internalization and assimilation of American values and habits. The searches focused on some teachers' everyday practices from 1955 to 2005 and on the teacher's culture, which were examined through the teachers and students reports collected by interviews and also by investigating the files and documents from the school. Among others aspects, the construction of the subject - English - at Maria Constanca, the formation of the teaching staff, the prestige of this subject at the school context, the textbooks and their uses were examined. Some factors that approached Brazil and the United States and the role that American symbols play in Brazilians daily lives and at schools were also investigated. Authors like Williams, Perez- Gomez, Julia, Bourdieu, Hobsbawm, Gramsci provided a solid foundation for the empirical work. At last, the conclusion is that the student's "americanization", according to the purposes of this research, is a process that happens out of the school not inside it.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura Escolarpt_BR
dc.subjectCurrículos e Programaspt_BR
dc.subjectInglês - educaçãopt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.titleA disciplina lingua inglesa e o "sotaque norteamericano": uma investigaçãoo das práticas docentes no Maria Constança (1995-2005)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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