Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/789
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ingold, Marlene Alves de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-10T12:06:23Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:56:46Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/789 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda o educar e os cuidados existentes nas instituições de educação infantil e propõe uma articulação a partir do referencial psicanalítico, problematizando os cuidados em sua relação com o atendimento das necessidades básicas das crianças. Estabelece uma conexão entre psicanálise com crianças e educação infantil, e propõe o ato de educar em sua abrangência com os cuidados, sem prescindir quer da singularidade da criança, quer do contexto em que este ato ocorra, trazendo a noção de corpo da teoria psicanalítica lacaniana, para a compreensão da importância da relação que estabelece entre educador e a criança dos cuidados. Este estudo foi desenvolvido analisando o contexto atual das creches, e as concepções de corpo que subsidia as propostas pedagógicas. A apropriação do corpo feita pela criança é enfatizada como mediadora das relações existentes nos cuidados, que por sua vez possibilita a valorização do educador infantil frente aos cuidados das crianças quando ainda não são autônomas. A concepção de corpo que remete a materialidade é visto como aquele que promove apenas o atendimento de necessidades físicas, e considera o corpo em outras dimensões: imaginário, real e simbólico entrelaçados para a constituição do sujeito como necessário para a promoção da função educativa da creche. E finaliza com algumas considerações sobre a função do educador infantil como relevantes para o atendimento dos cuidados básicos, visando promover a construção do corpo próprio da criança. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Educacional | pt_BR |
dc.title | A criança, seu corpo e sua imagem nas instituições de Educação infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tauro, David Victor-Emmanuel | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marlene Alves de Sousa Ingold.pdf | 572,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.