Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTauro, David Victor-Emmanuel-
dc.contributor.authorIngold, Marlene Alves de Sousa-
dc.date.accessioned2011-11-10T12:06:23Z-
dc.date.available2011-11-10T12:06:23Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/789-
dc.description.abstractEste trabalho aborda o educar e os cuidados existentes nas instituições de educação infantil e propõe uma articulação a partir do referencial psicanalítico, problematizando os cuidados em sua relação com o atendimento das necessidades básicas das crianças. Estabelece uma conexão entre psicanálise com crianças e educação infantil, e propõe o ato de educar em sua abrangência com os cuidados, sem prescindir quer da singularidade da criança, quer do contexto em que este ato ocorra, trazendo a noção de corpo da teoria psicanalítica lacaniana, para a compreensão da importância da relação que estabelece entre educador e a criança dos cuidados. Este estudo foi desenvolvido analisando o contexto atual das creches, e as concepções de corpo que subsidia as propostas pedagógicas. A apropriação do corpo feita pela criança é enfatizada como mediadora das relações existentes nos cuidados, que por sua vez possibilita a valorização do educador infantil frente aos cuidados das crianças quando ainda não são autônomas. A concepção de corpo que remete a materialidade é visto como aquele que promove apenas o atendimento de necessidades físicas, e considera o corpo em outras dimensões: imaginário, real e simbólico entrelaçados para a constituição do sujeito como necessário para a promoção da função educativa da creche. E finaliza com algumas considerações sobre a função do educador infantil como relevantes para o atendimento dos cuidados básicos, visando promover a construção do corpo próprio da criança.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPsicologia Educacionalpt_BR
dc.titleA criança, seu corpo e sua imagem nas instituições de Educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marlene Alves de Sousa Ingold.pdf572,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.