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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7847
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação ambiental em saneamento básico como ferramenta de plano de gestão territorial e ambiental para a aldeia urbana Inamaty Kaxé |
Autor(es): | Poquiviqui, Eduarda Silveira |
Primeiro orientador: | Laps, Rudi Ricardo |
Resumo: | O povo indígena brasileiro vem enfrentando desafios desde a opressão europeia em 1500, quando suas terras foram gradualmente dominadas, resultando atualmente em delimitações de “reservas”, espaços substancialmente menores do que suas áreas originais. Dessa forma, a necessidade de Aldeias Urbanas (AUs) foi requerida ao poder público como uma forma de busca por dignidade e direito básicos. Apesar do reconhecimento da ONU pelo direito à moradia adequada a todas as pessoas, essas aldeias urbanas, predominantemente localizadas nas margens periféricas, enfrentam lacunas significativas em saneamento básico quando comparado ao restante da população. Para lidar com os desafios dos povos originários, os Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) emergem como ferramentas cruciais na implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI). No entanto, ainda há uma falta de estudos focados em aldeias urbanas indígenas. Essa carência da implementação de PGTAs em contextos urbanos sublinha uma necessidade de desenvolvimento de estratégias eficazes de gestão territorial e ambiental nessas áreas visando promover o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da saúde das comunidades que vivem nessas aldeias urbanas em evolução. Sendo assim, objetivando reforçar a autodeterminação dos povos indígenas na gestão de seus territórios, esse estudo propõe-se a realizar o planejamento de um PGTA a partir de questões em saneamento básico das aldeias urbanas, usando como parâmetro a história e o contexto da aldeia urbana terena Inamaty Kaxé, utilizando a Educação Ambiental como instrumento mediador, sendo esta, fundamental para fortalecer a cidadania, incentivar a consciência crítica e engajar a comunidade indígena na busca por seus direitos. |
Abstract: | The Brazilian indigenous people have been facing challenges since European oppression in the 1500s, when their lands were gradually dominated, resulting in the delimitation of "reserves," spaces substantially smaller than their original areas. Thus, the need for Urban Villages was requested to the government as a way of searching for basic dignity and rights. Despite the UN's recognition of the right to adequate housing for all people, these urban villages, predominantly located on the outskirts, face significant gaps in basic sanitation when compared to the rest of the population. To deal with the challenges of indigenous peoples, the Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) emerge as crucial tools in the implementation of the Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI). However, there is still a lack of studies focused on indigenous urban villages. This PGTAs lack of implementation in urban contexts highlights the need to develop effective territorial and environmental management strategies in these areas in order to promote sustainable development and strengthen the health of communities living in these evolving urban villages. Therefore, aiming to reinforce the self-determination of indigenous peoples in the management of their territories, this study proposes to carry out the planning of a PGTA based on urban villages issues of basic sanitation, using the history and context of the Terena urban village Inamaty Kaxé as a parameter and the Environmental Education as a mediating instrument, which is, fundamental to strengthen citizenship, encourage critical awareness and engage the indigenous community in the search for their rights. |
Palavras-chave: | Aldeia Urbana Educação Ambiental Povos Indígenas Gestão Ambiental Saneamento Básico Planos de Gestão Territorial e Ambiental Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas Autodeterminação Indígena Desenvolvimento Sustentável Saúde Comunitária Direitos Territoriais |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7847 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Bacharelado (INBIO) INBIO - Ciências Biológicas - Bacharelado |
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