Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7845
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Amor maldito: a sociedade e a lesbianidade na abertura política brasileira
Autor(es): ISADORA TIEMI COELHO ISSAGAWA
Primeiro orientador: DANIELA GIOVANA SIQUEIRA
Resumo: Monografia que tem como objetivo a análise fílmica do longa-metragem Amor Maldito (1984) de Adélia Sampaio. A pesquisa se concentra em entender como as imagens e os sons do filme testemunham as complexas relações entre sociedade e lesbianidade no país.
Abstract: A presente pesquisa se concentra na análise fílmica de Amor Maldito (1984) de Adélia Sampaio, o primeiro longa-metragem brasileiro a abordar um relacionamento lésbico protagonizado por duas mulheres. Além disso, a diretora é a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil. A pesquisa se concentra em entender como as imagens e sons do filme testemunham as complexas relações entre moral, sociedade e lesbianidade no país, especialmente durante o período de abertura política (1979 – 1985). O estudo também se propõe a pensar o longa-metragem como um documento histórico, visando compreender o contexto de sua produção e exibição, além de contribuir para a valorização do trabalho de Adélia Sampaio dentro da perspectiva historiográfica do cinema brasileiro.
Palavras-chave: análise fílmica
cinema brasileiro
lesbianidade
abertura política
Adélia Sampaio.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7845
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Audiovisual - Bacharelado (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
9460.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.