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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conectando Saúde e Redes Sociais: Uma Investigação sobre a Publicidade de Medicamentos no Instagram.
Autor(es): DENNIS KENJI KINJO
ANTÔNIO MARCOS MENEZES RAMOS
Primeiro orientador: MARIA CHRISTINA DOS SANTOS VERDAM
Resumo: A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre redes sociais e medicamentos. Tem como objetivo geral avaliar as peças publicitárias em conteúdos digitais divulgadas na rede social Instagram e a importância da regulamentação e supervisão como medidas para a promoção do uso racional dos medicamentos isentos de prescrição. A pesquisa foi aplicada com base na seleção dos 10 medicamentos isentos de prescrição mais vendidos de 2022, sendo eles Dorflex®, Novalgina®, Buscopan®, Allegra®, Sal de fruta Eno®, Neosaldina®, Cimegripe®, Restylane®, Expec xarope® e Benegripe®. Foi feito o monitoramento de propagandas e informações em redes sociais, durante o período de 90 dias, nos meses de junho, julho e agosto de 2023, analisando as publicações, curtidas, comentários e seguidores. Posteriormente, foi elaborado um instrumento de avaliação para as peças publicitárias com base na RDC nº96 de 2008, que dispõe sobre a propaganda, publicidade, informação e outras práticas cujo objetivo é a divulgação ou promoção comercial de medicamentos. E a verificação da existência de personificação de medicamentos, casos em que o medicamento apresenta características como de uma pessoa ao estabelecer uma relação com o seu público, interagindo com curtidas e comentários. O Benegripe® foi o que possuí maior número de seguidores com mais de 17,2 mil, a Neosaldina® teve maior números de curtidas e comentários sendo responsável por 21,12% das 161 postagens analisadas de todos medicamentos selecionados. A Novalgina®, em seguida de Benegripe® e Neosaldina® foram os que mais apresentaram o descumprimento da legislação, assim como foram os que apresentaram uma ou mais não conformidades em suas postagens, sendo de 100%, 64% e 100% respectivamente de postagens infringidas em relação ao total de postagens. E os perfis dos medicamentos Dorflex®, Novalgina®, Buscopan®, Allegra®, Sal de fruta Eno®, Neosaldina®, Cimegripe® e Benegripe® apresentam características de uma pessoa, tendo interação com o seu público. A pesquisa não revela só as infrações ocorridos nas peças publicitárias dos medicamentos diante a legislação vigente, mas também a importância de ajustar essas normas à realidade atual, onde as redes sociais exercem um poder de influência. A necessidade de monitorar as publicações e informações nas plataformas sociais, são aspectos que demandam uma atenção para poder assegurar o uso racional de medicamentos, assim como a saúde pública.
Abstract: This research is a study on social networks and medications. Its main goal is to evaluate advertising pieces in digital content disseminated on the Instagram social network and the importance of regulation and supervision as measures to promote the rational use of over-the-counter medications. The study was conducted based on the selection of the top 10 best-selling over-the-counter medications in 2022, including Dorflex®, Novalgina®, Buscopan®, Allegra®, Eno® fruit salt, Neosaldina®, Cimegripe®, Restylane®, Expec syrup®, and Benegripe®. The monitoring of advertisements and information on social networks was carried out over a period of 90 days, in the months of June, July, and August 2023, analyzing posts, likes, comments, and followers. Subsequently, an evaluation instrument for advertising pieces was developed based on RDC no. 96 of 2008, which deals with the advertising, promotion, information, and other practices aimed at the disclosure or commercial promotion of medications. The research also examined the existence of personification of medications, cases where the medication exhibits characteristics similar to a person by establishing a relationship with its audience, interacting with likes and comments. Benegripe® had the highest number of followers with over 17.2 thousand, Neosaldina® had the highest number of likes and comments, accounting for 21.12% of the 161 analyzed posts of all selected medications. Novalgina®, followed by Benegripe® and Neosaldina®, were the ones that most violated the legislation, with 100%, 64%, and 100% respectively of posts infringing in relation to the total posts. The profiles of Dorflex®, Novalgina®, Buscopan®, Allegra®, Eno® fruit salt, Neosaldina®, Cimegripe®, and Benegripe® medications exhibit characteristics of a person, interacting with their audience. The research not only reveals the violations in the advertising pieces of medications in the face of current legislation but also emphasizes the importance of adjusting these norms to the current reality, where social networks exert influence. The need to monitor publications and information on social platforms is crucial to ensure the rational use of medications and public health.
Palavras-chave: Uso racional de medicamentos
Uso de rede social
Publicidade de medicamentos
MIPs.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7838
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Farmácia - Bacharelado (FACFAN)

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