Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7827
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PEDAGOGO COMO PARTE INTEGRANTE DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO: PRESENTE!
Autor(es): HIGOR DE OLIVEIRA SZEBENY
Primeiro orientador: ILMA REGINA CASTRO SARAMAGO DE SOUZA
Resumo: A pesquisa teve como objetivo discutir o papel do pedagogo frente às novas demandas educacionais e a relevância do seu trabalho para a equipe multiprofissional junto às crianças que necessitam de atendimento especializado. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica tendo como fontes de estudos livros e artigos que discutem a temática, bem como alguns dispositivos legais que norteiam a modalidade de ensino a educação especial. A pesquisa apontou que a formação em pedagogia passou por diferentes momentos e atualmente a demanda tem sido crescente em relação a educação especial, o que vem conquistando seus direitos por meio de dispositivos legais específicos. Inclusive, no tratamento recebido pelas crianças com necessidades especializadas que antes tinha base no modelo médico-biológico e atualmente já é visto em suas especificidades a partir de avaliações e intervenções feitas por equipes multiprofissionais, em que o pedagogo é peça fundamental, uma vez que recebe em sua formação aportes teóricos e práticos acerca da aprendizagem e de como ela funciona, o que evidencia a relevância do seu trabalho.
Abstract: The research aimed to discuss the role of educators in response to new educational needs and the importance of their work within multidisciplinary teams assisting children requiring specialized care. To achieve this, we conducted a literature review using books and articles as study sources that discuss the topic, along with legal frameworks guiding special education. The research indicated that pedagogy training has undergone various phases, and currently, there is a growing demand for special education, which is gaining recognition through specific legal measures. Furthermore, the treatment of children with specialized needs has shifted from the medical-biological model to a focus on their specific characteristics, involving assessments and interventions by multidisciplinary teams. The educator plays a crucial role in this context, as their training encompasses theoretical and practical aspects of learning, highlighting the relevance of their work.
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado
Trabalho Multiprofissional
Formação Pedagógica.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7827
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPPP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
5416.pdf163,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.