Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7805
Tipo: Dissertação
Título: O ATENDIMENTO AO ALUNO SEMI-RETORNADO: PROPOSTAS DE MODIFICAÇÕES QUALITATIVAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS CORUMBAENSES.
Autor(es): GILMAR FERNANDES MARTINS
Primeiro orientador: Marco Aurelio Machado de Oliveira
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar o contexto educativo de escolas municipais da fronteira internacional entre o Brasil e a Bolívia, na cidade de Corumbá MS. A abordagem desse tema é feita a partir da perspectiva do atendimento ao aluno migrante internacional, residente na área da fronteira, que deve ser efetivamente bem-sucedido, em razão do dinamismo e efervescência que são constantes na região fronteiriça. Salienta-se que a migração pendular boliviana ganha contornos diários em decorrência da necessidade de o migrante boliviano necessitar acessar, principalmente, os serviços públicos oferecidos no lado brasileiro da fronteira. A circulação migratória de bolivianos na fronteira corumbaense transforma as relações entre esses e os brasileiros, tais situações precisam ser detalhadas e estudadas, a fim de comporem um entendimento que revele a etnicidade construída à cada travessia na fronteira. Objetiva-se identificar os traços característicos da migração pendular na região fronteiriça. Ambientando-se nas características educacionais que são necessárias para a consecução do bom atendimento ao aluno migrante internacional. Em suma: cuida-se para que o aluno que estuda nas escolas corumbaenses seja atendido de forma exemplar, seja ele brasileiro ou migrante internacional. Fizeram-se necessárias também as análises acerca da migração internacional no âmbito da fronteira corumbaense, evidenciando os casos dos migrantes oriundos do Haiti e da Venezuela. Nessa esteira, foi lançada uma primeira análise do processo de acolhimento ao migrante internacional na cidade de Corumbá MS.
Abstract: The objective of this study is to analyze the educational context of municipal schools on the international border between Brazil and Bolivia, in the city of Corumbá MS. The approach to this theme is made from the perspective of assisting international migrant students residing in the border area, which must be effectively successful, due to the dynamism and effervescence that are constant in the border region. It should be noted that Bolivian commuting migration takes on daily contours as a result of the need for Bolivian migrants to access, mainly, the public services offered on the Brazilian side of the border. The migratory circulation of Bolivians on the Corumba border transforms the relations between these and the Brazilians, such situations need to be detailed and studied, in order to compose an understanding that reveals the ethnicity built at each border crossing. The objective is to identify the characteristic traits of commuting in the border region. Acclimating itself to the educational characteristics that are necessary to achieve good service to international migrant students. In short: care is taken to ensure that students who study at Corumba schools are served in an exemplary manner, whether they are Brazilians or international migrants. It was also necessary to analyze international migration within the Corumba border, highlighting the cases of migrants from Haiti and Venezuela. In this wake, a first analysis of the reception process for international migrants in the city of Corumbá MS was launched.
Palavras-chave: fronteira
educação
migração.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7805
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.