Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7798
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Curricularização da Extensão sob a ótica dos coordenadores do curso de Ciências Contábeis em uma Universidade Federal no Centro-oeste brasileiro
Autor(es): PRISCILA DO NASCIMENTO MARQUES
SARAH ALVES DE SOUZA
Primeiro orientador: VITOR CARDOSO DA SILVEIRA
Resumo: A curricularização da extensão foi estabelecida no Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 estando ainda em fase inicial de implantação e com muitos desafios a serem enfrentados para sua implementação no ensino superior. Desta maneira, o objetivo do artigo é analisar a curricularização da extensão na visão dos coordenadores do curso de graduação em Ciências Contábeis em uma Universidade Federal no Centro-oeste brasileiro. Para alcançar tal objetivo foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturada a qual foi aplicada aos quatro coordenadores do curso em questão, sendo eles pertencentes aos campus de: Três Lagoas (CPTL), Pantanal - Corumbá (CPAN), Campo Grande (ESAN) e Nova Andradina (CPNA), realizadas no mês de setembro de 2023. Para facilitar a análise de dados, a entrevista foi dividida em 8 blocos, de modo que foram encontradas dificuldades relacionadas à adaptabilidade e transformação da área de atuação em uma atividade extensionista, além da conscientização dos docentes para desenvolvimento de projetos relacionados a essa temática. Quanto aos desafios enfrentados, percebe-se a necessidade de entendimento da relevância da extensão por parte dos acadêmicos e engajamento do corpo docente no desenvolvimento de projetos. A presente pesquisa contribui ao fornecer análises mais aprofundadas dos impactos positivos e negativos na inserção da extensão nas universidades, bem como ressalta a importância das ações e projetos de extensão para a implementação da curricularização da extensão no ensino superior.
Abstract: The curricularization of extension was established in the National Education Plan - PNE 2014-2024 and is still in the initial phase of implementation and with many challenges to be faced for its implementation in higher education. Thus, the objective of the article is to analyze the curricularization of extension in the view of the coordinators of the undergraduate course in Accounting Sciences at a Federal University in the Brazilian Center-West. To achieve this objective, a semi-structured interview script was prepared and applied to the four coordinators of the course in question, who belonged to the campuses of: Três Lagoas (CPTL), Pantanal - Corumbá (CPAN), Campo Grande (ESAN) and Nova Andradina (CPNA), carried out in September 2023. To facilitate data analysis, the interview was divided into 8 blocks, so that difficulties were encountered related to the adaptability and transformation of the area of activity into an extension activity, in addition to the awareness of teachers to develop projects related to this topic. Regarding the challenges faced, there is a need to understand the relevance of extension on the part of academics and the engagement of teaching staff in the development of projects. This research contributes by providing more in-depth analyzes of the positive and negative impacts on the insertion of extension in universities, as well as highlighting the importance of extension actions and projects for the implementation of extension curricularization in higher education.
Palavras-chave: extensão universitária
currículo acadêmico
ciências contábeis
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7798
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (CPNA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.