Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7772
Tipo: Dissertação
Título: Ambientes de Realidade Virtual direcionados para a Educação Patrimonial: um Estudo de Caso aplicado na Virtualização do Museu de Arqueologia da UFMS
Autor(es): Carlos Henrique da Costa Silva
Primeiro orientador: Amaury Antonio de Castro Junior
Resumo: Com o avanço das tecnologias de Realidade Virtual, diversas instituições e empresas estão explorando novos conceitos para enriquecer suas atividades cotidianas e desenvolver novos produtos. Nesse contexto, os museus também têm buscado inovações tecnológicas para proporcionar experiências diferenciadas aos visitantes. Pensando no potencial de aplicação da Realidade Virtual e na busca dos museus por novas tecnologias, este trabalho teve como objetivo a criação de ambientes de visitação virtuais voltados para museus, tendo o Museu de Arqueologia da UFMS como estudo de caso. Para o desenvolvimento desses ambientes virtuais, foram empregadas ferramentas de desenvolvimento web, como o VueJS, A-Frame e Strapi. A combinação dessas tecnologias permitiu a construção de ambientes virtuais imersivos, possibilitando aos visitantes explorar o museu e seus acervos de forma virtual. Por meio dessas tecnologias, foi desenvolvido um software baseado em código aberto, que é executado diretamente na web, podendo ser acessado de forma conveniente em diferentes dispositivos. Desse modo, o software teve a missão de democratizar o acesso à cultura e promover a Educação Patrimonial, quebrando barreiras geográficas e socioeconômicas, que muitas vezes afetam a população de forma abrangente. Além do mais, o software pode ser utilizado como uma ferramenta educacional destinada a transformar a abordagem convencional do ensino e enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos. Tendo isso em vista, pode-se afirmar que o software em questão proporciona uma solução para as necessidades do estudo de caso, abrindo caminho para novas possibilidades de aplicação da Realidade Virtual em museus e outras instituições culturais.
Abstract: With the advancement of Virtual Reality technologies, several institutions and companies are exploring new concepts to enrich their daily activities and develop new products. In this context, museums have also sought technological innovations to provide differentiated experiences for visitors. Thinking about the potential application of Virtual Reality and museums' search for new technologies, this work aimed to create virtual visiting environments aimed at museums, with the UFMS Archeology Museum as a case study. To develop these virtual environments, web development tools were used, such as VueJS, A-Frame and Strapi. The combination of these technologies allowed the construction of immersive virtual environments, enabling visitors to explore the museum and its collections virtually. Through these technologies, open source-based software was developed, which runs directly on the web and can be conveniently accessed on different devices. In this way, the software had the mission of democratizing access to culture and promoting Heritage Education, breaking down geographic and socioeconomic barriers, which often affect the population in a comprehensive way. What's more, the software can be used as an educational tool aimed at transforming the conventional approach to teaching and enriching the learning experience of students. With this in mind, it can be said that the software in question provides a solution to the needs of the case study, opening the way for new possibilities for applying Virtual Reality in museums and other cultural institutions.
Palavras-chave: Realidade Virtual
Educação e Tecnologia
Museus
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7772
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_Mestrado_Pos_Defesa.pdf8,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.