Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7768
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PLANEJAMENTO DE AULA E PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE APONTAM AS PESQUISAS ACADÊMICAS
Autor(es): VIRGINIA IASMIM SILVA SOUZA
JONATHAN MOREIRA SOARES DA SILVA
Primeiro orientador: ANDRÉA DUARTE DE OLIVEIRA
Resumo: Resumo O presente artigo busca verificar as produções acadêmicas sob planejamento na Educação Infantil. Sem a pretensão de fazer uma análise aprofundada, o texto expõe as referências predominantes entre os pesquisadores por meio de uma revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. A partir dos termos “Educação Infantil”, “Planejamento de aula” e “Formação docente” foi catalogado no Portal de Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 81 artigos e deles foram selecionados apenas dois que tivessem o nosso foco de pesquisa, que é compreender a produção do planejamento de aula dos docentes no ambiente escolar, sendo assim, escolhemos dois textos, das autoras Evangelista (2022); koerner e Stopa (2023) que chegaram o mais próximo do nosso objetivo de pesquisa. Após o exame do material, foi realizado um apontamento sobre como é construído o planejamento de aula entre docentes. Como resultado, ficou em evidência há importância do planejamento para a construção de aulas mais enriquecedoras, a necessidade do trabalho em equipe, para além, trabalhar o currículo como uma formação docente que proporcione qualidade na Educação Infantil. Palavras-chave: Educação Infantil; Plano de aula; Formação Docente;
Abstract: Abstract: The objective of the article is to verify under what criteria academic research discusses elements necessary for planning in Early Childhood Education. We used as a basis the legislative letters: Education Guidelines and Bases Law (LDB) and the National Common Curricular Base (BNCC). Without the intention of carrying out an in-depth analysis, the text exposes the predominant references among researchers through a bibliographical review, of a qualitative nature, built based on two references from the years 2022 and 2023. Using the terms “Early Childhood Education”, “Lesson plan” and “Teacher training” were cataloged in the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) articles by the authors Evangelista (2022); koerner and Stopa (2023). After examining the material, a note was made on how lesson planning between teachers is constructed. As a result, the importance of planning for the construction of more enriching classes is highlighted, the need for teamwork, in addition, the importance of working on the curriculum as a teacher training that provides quality in Early Childhood Education. Keywords: Child education; Class plan; Teacher Training;
Palavras-chave: Educação Infantil
Plano de aula
Formação Docente.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7768
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
7897.pdf226,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.