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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7731
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | POLÍTICAS DE EXTENSÃO E PERMANÊNCIA: A BRINQUEDOTECA ABERTA NA UFMS |
Autor(es): | RENAN DOS SANTOS ROBERTO GONçALVES |
Primeiro orientador: | CARINA ELISABETH MACIEL |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar o projeto de extensão Brinquedoteca Aberta: Centro de Formação da UFMS como uma ação de permanência no contexto das políticas de educação superior. Temos como objeto de pesquisa as políticas de educação superior, com ênfase na permanência de estudantes nas instituições de educação superior. Nessa direção, a pesquisa se configura como bibliográfica, documental e exploratória. Foi necessária a leitura de documentos institucionais da UFMS que normatizam a Brinquedoteca Aberta: Centro de Formação e documentos nacionais que normatizam a extensão nas universidades brasileiras, além de pesquisas publicadas sobre o tema desenvolvido. Esta pesquisa identificou, nos documentos institucionais, excertos sobre permanência de estudantes, indicando uma forte relação entre a participação da extensão e a possibilidade de concluir seus estudos. Os resultados demonstram que não há menção específica sobre a permanência de estudantes por meio de sua participação no projeto de extensão da Brinquedoteca Aberta, mas várias ações desenvolvidas nesta ação aumentam o vínculo dos estudantes com a instituição e podem favorecer sua permanência. Concluímos destacando a extensão como ação que favorece a permanência de estudantes na graduação, em especial o Projeto da Brinquedoteca Aberta da UFMS, cujas atividades preconizadas no documento, e materializadas nas atividades realizadas, interferem na ampliação de conhecimentos e no vínculo dos estudantes com a universidade. |
Abstract: | This article aims to analyze the extension project Brinquedoteca Aberta: Centro de Formação da UFMS as a permanence action in the context of higher education policies. Our research object is higher education policies, with an emphasis on the permanence of students in higher education institutions. In this sense, the research is configured as bibliographic, documentary and exploratory. It was necessary to read institutional documents from UFMS that standardize the Open Toy Library: Training Center and national documents that standardize extension in Brazilian universities, in addition to published research on the topic developed. This research identified, in institutional documents, excerpts about student retention, indicating a strong relationship between extension participation and the possibility of completing their studies. The results demonstrate that there is no specific mention about the retention of students through their participation in the Brinquedoteca Aberta extension project, but several actions developed in this action increase the students' bond with the institution and can favor their retention. Academic continuity guidelines were established with the aim of promoting students' retention at the university, which requires a more comprehensive analysis. Furthermore, it is essential that each fundamental aspect of university life (teaching, research and extension) is recognized as support, as actions to deal with problems such as retention and dropout can be found through action in the community. |
Palavras-chave: | Brinquedoteca. Extensão. Permanência. Educação Superior |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7731 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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