Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7656
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfabetização e Letramento: Conceitos e desafios no âmbito escolar
Autor(es): MIRIAN APARECIDA PEREZ AIRES
Primeiro orientador: FRANCHYS MARIZETHE NASCIMENTO SANTANA
Resumo: Para um melhor entendimento sobre o processo de letramento e alfabetização, a presente pesquisa teve como objetivo elucidar sobre a temática apresentada expondo seus conceitos, bem como os desafios no âmbito escolar. Buscou-se por meio de procedimento metodológico a pesquisa em fontes bibliográficas, com leitura, análise e interpretação de artigos e textos de legislação, que serviram para a fundamentação teórica, de cunho exploratório. Destaca-se que mesmo sendo processos diferentes, eles devem ser indissociáveis, pois, um complementa o outro. Neste sentido é essencial refletir sobre as inquietações de saber as diferenças existentes entre os processos, e como eles podem contribuir para a melhoria da educação, considerando os inúmeros desafios no âmbito escolar. Utilizamos autores como Soares (1998); Ferreiro (2003); Vygotsky (2007); Tfouni (2010); Santi (2014); Santos e Mendonça (2007); Martins e Spechela (2012). Assim, conclui-se que a referida pesquisa enaltece a devida importância da temática apresentada possibilitando que o tema seja colocado na prática e que possa servir de auxílio pedagógico para um melhor entendimento, compreendendo seus conceitos e preparando para que os desafios sejam enfrentados e superados.
Abstract: For a better understanding of literacy and literacy, this research aimed to elucidate the theme presented by exposing its concepts, as well as the challenges in the school environment. We sought through a methodological procedure to research bibliographical sources, with reading, analysis and interpretation of articles and legislation texts, which served for the theoretical foundation, of an exploratory nature. It is noteworthy that even though they are different processes, they must be inseparable, as one complements the other. In this sense, it is essential to reflect on the concerns of knowing the differences between the processes, and how they can contribute to the improvement of education, considering the numerous challenges in the school environment. We use authors such as 1998 Soares; 2003 Blacksmith; 2007 Vygotsky; 2010 Tfouni; 2014 Santi; 2007 Santos and Mendonça; 2012 Martins and Spechela. Thus, it is concluded that the aforementioned research highlights the due importance of the theme presented, enabling the theme to be put into practice and that it can serve as a pedagogical aid for a better understanding, understanding its concepts and preparing for challenges to be faced and overcome.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Âmbito Escolar.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7656
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
5525.pdf231,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.