Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7653
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NA REGIÃO DE MATO GROSSO DO SUL POR MEIO DO PROCESSO EXPLORATÓRIO DA APRENDIZAGEM
Autor(es): ANA JULIA NASCIMENTO CURSINO DA SILVA
ANA VITORIA NASCIMENTO CURSINO DA SILVA
Primeiro orientador: FRANCHYS MARIZETHE NASCIMENTO SANTANA
Resumo: O presente artigo busca o resgate da cultura sul-mato-grossense dentro das salas de aula, reflexionando a respeito da educação patrimonial da região e levando contribuições para metodologias do processo de ensino-aprendizagem, haja vista que os traços culturais possibilitam ao estudante um reconhecimento de aspectos presentes no cotidiano assim procedendo ao processo de identificação a partir da formulação de recursos didáticos elaborados pelas acadêmicas Ana Júlia Nascimento e Ana Vitória Nascimento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus de Aquidauana. Nessa conjuntura, tendo como base obras literárias de Mato Grosso do Sul - MS produzidas por autores locais, mediante manifestações representativas com as lendas folclóricas, histórias e contos. A temática apresenta os pontos favoráveis à utilização desses meios para contribuição no âmbito escolar, a fim de perdurar para próximas gerações as riquezas do local de sua própria origem, além de inserir o contexto regional para assimilação com participações ativas no processo de alfabetização cultural aplicado através do Programa de Residência Pedagógica em um processo exploratório da aprendizagem na Escola Municipal Erso Gomes, localizada no município de Aquidauana/MS. Desse modo, também levando a exploração de conteúdos regionais a serem abordados dentro da escola, retratando elementos reconhecidos pelas crianças com intuito de incitar um diálogo com interações para com futuros docentes.
Abstract: This article seeks to rescue Mato Grosso do Sul culture within classrooms, reflecting on heritage education in the region. It contributes to teaching-learning methodologies, considering that cultural traits enable students to recognize aspects present in everyday life and facilitates an identification process based on the formulation of teaching resources prepared by academics Ana Júlia Nascimento and Ana Vitória Nascimento from the Federal University of Mato Grosso do Sul - Aquidauana Campus. Drawing on literature produced by local authors, through representative manifestations with folk legends, stories and tales. The theme highlights the points favorable to the use of this methodology in the school environment, in order to insert to future generations the riches of their own origin and inserting the regional context for assimilation with active participation in the cultural literacy process applied through the Pedagogical Residency Program. This program involves an exploratory learning process at the Erso Gomes Municipal School in Aquidauana/MS. In this way, it also explores regional content to be covered within the school, portraying elements recognized by children and encouraging a dialogue with future teachers.
Palavras-chave: Aprendizagem
Cultura
Identidade
Mato Grosso do Sul
Residência Pedagógica.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7653
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
8729.pdf9,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.