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dc.creatorGRAZIÉLE LARISSA SANTOS BERGO-
dc.date.accessioned2023-12-02T18:17:47Z-
dc.date.available2023-12-02T18:17:47Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7647-
dc.description.abstractThis study delves into the group work methodology employed by elementary school teachers. Its investigative objective is to comprehend teachers' perspectives and how they structure group activities, analyzing the influence of cooperative learning on thinking development, interaction skills, and autonomy. The research involved a bibliographic survey due to the subject's complexity, filtering through theses, dissertations, and articles using keywords "group work" and "cooperative learning." The temporal scope spans a decade (2013-2023) across Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) Thesis and Dissertations Portal, and Science Electronic Library Online (SciELO). This work stems from an action research intervention inspired by Cohen and Lotan's (2017) group work framework, implemented with 1st and 3rd-grade students in the early years of elementary education. The intervention involved teachers through interviews to understand their profiles, beliefs, and strategies in adopting group work. Cooperation and leadership meanings were explored as distinct pedagogical strategies from the traditional method. The scarcity of group work, despite being widely discussed, highlights a lack of teacher preparation for this methodology. The study emphasizes the relevance of these findings for prioritizing children's development, given the constant societal conflicts and divergences crucial for each individual's integral growth.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho em grupo-
dc.subjectCooperação-
dc.subjectFormação de professores-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleO TRABALHO EM GRUPO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRESSA FLORCENA GAMA DA COSTA-
dc.description.resumoO presente estudo busca aprofundar-se na metodologia de trabalho em grupo empregada pelos professores dos anos iniciais da educação básica. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo investigativo compreender o que pensam e de que maneira os professores têm estruturado as atividades em grupo, analisando a influência da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento do pensar, na capacidade de interação e autonomia. Para isso, foi necessário realizar um levantamento bibliográfica devido à precarização do assunto discutido. Filtramos a busca em teses, dissertações e artigos, utilizando os termos “trabalho em grupo” e “aprendizagem cooperativa” como palavras-chave. O recorte temporal abrangeu uma década (2013-2023) nos sites Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Science Eletronic Library Online (SciELO). Este trabalho resulta de uma intervenção em pesquisa-ação inspirada na obra de Cohen e Lotan (2017) sobre trabalho em grupo. Foi realizado com as turmas de 1º e 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais, cuja faixa etária varia de seis a nove anos, com objetivo de compartilhar práticas e reflexões que possam inspirar outros educadores. No campo de intervenção com os professores, utilizamos um questionário em formato de entrevista para conhecer os perfis das profissionais e identificar suas concepções e estratégias ao adotar o trabalho em grupo em sala de aula. Buscamos compreender o significado da cooperação e liderança entre os indivíduos como a formação de estratégias pedagógicas distintas do método tradicional. Tornou-se notável a escassez do trabalho em grupo, apesar de ser muito discutido, ainda falta o preparo e formação dos professores para a atual metodologia. Através das atividades desenvolvidas, foi possível denotar que os resultados desta pesquisa tornam pertinentes para estudos, priorizando o desenvolvimento das crianças, uma vez que os conflitos e divergências em sociedade será constante para o desenvolvimento integral de cada indivíduo.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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