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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: OS DESAFIOS DOS GRADUANDOS EM LETRAS NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE LÍNGUA INGLESA: ANALISANDO O CONTEXTO DA UFMS/CPAQ
Autor(es): ANA BEATRIZ BARBOSA VIEGAS
Primeiro orientador: VINICIUS OLIVEIRA DE OLIVEIRA
Resumo: Pretende-se nessa pesquisa, abordar a formação de professores de língua inglesa oferecida pelo curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana. Especificamente, buscaremos analisar como as disciplinas de práticas de ensino influenciam e contribuem para as ações dos acadêmicos durante os estágios obrigatórios, seguido pela observação e estudo das experiências vivenciadas pelos discentes ao longo das práticas em sala de aula durante o período de regência. A análise das questões ocorre à luz de pressupostos teóricos de diversos autores, dentre os principais: Ialago & Duran (2008) e Pimenta & Lima (2019). O trabalho contou com as fases de pesquisa documental, de levantamento bibliográfico, bem como referencial teórico, realização de entrevistas e análise do corpus da pesquisa. Os resultados finais apontam que as disciplinas de estágio precisam ser reorganizadas de modo que os acadêmicos compreendam que no papel do professor, a teoria desempenha um papel fundamental ao oferecer suporte para a interpretação e análise, capacitando-os a compreender os contextos sociais, políticos, culturais e organizacionais que influenciam não apenas suas atividades docentes, mas também o ambiente escolar como um todo. Essa compreensão é essencial para a integração efetiva da teoria à prática educacional. O desenvolvimento desse processo é viabilizado por meio da atividade de pesquisa, que se inicia com a análise e problematização das ações e práticas, confrontando-as com explicações teóricas, experiências de outros profissionais e perspectivas de diversos campos do conhecimento.
Abstract: The intention of this research is to address the training of English language teachers offered by the Letters course at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Aquidauana campus. Specifically, we will seek to analyze how teaching practice courses influence and contribute to the actions of students during mandatory internships, followed by the observation and study of the experiences lived by the students during classroom practices throughout the teaching internship period. The analysis of these issues is based on theoretical assumptions from various authors, including Ialago & Duran (2008) and Pimenta & Lima (2019) among the main ones. The work involved phases of documentary research, literature review, as well as theoretical framework, conducting interviews, and analysis of the research corpus. The final results indicate that internship courses need to be reorganized so that students understand that in the role of a teacher, theory plays a fundamental role in providing support for interpretation and analysis, enabling them to understand the social, political, cultural, and organizational contexts that influence not only their teaching activities but also the school environment as a whole. This understanding is essential for the effective integration of theory into educational practice. The development of this process is facilitated through research activities, which begin with the analysis and problematization of actions and practices, comparing them with theoretical explanations, experiences of other professionals, and perspectives from various fields of knowledge.
Palavras-chave: Disciplinas teóricas. Práticas de Ensino. Estágio de Regência. Formação de professores.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7623
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Letras - Licenciatura (CPAQ)

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