Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7607
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Brinquedos e Brincadeiras: Uma Perspectiva de Gênero na Pré-Escola
Autor(es): BEATRIZ DOS SANTOS ARAÚJO
Primeiro orientador: LARISSA WAYHS TREIN MONTIEL
Resumo: O presente estudo apresenta como tema: Uma Perspectiva de Gênero na Pré escola. A pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí-UFMS/CPNV e o objetivo geral foi analisar como é abordada a questão de gênero nas brincadeiras e nas atividades diárias proposta na Pré-Escola em uma Instituição Pública da cidade de Naviraí-MS. Como metodologia adotamos uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada a partir de uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados optamos pela utilização da observação participante por ser um meio natural, no qual as crianças podem se sentir confortáveis para interagir. Ainda efetuou-se um projeto de intervenção para a desconstrução de possíveis esteriótipos de Gênero realizado com as crianças e uma entrevista semiestruturada com a professora da da Pré-Escola da turma participante. Observou-se que o professor em si pode contribuir para a formação da criança, não apenas na sua identidade de gênero, mas para a sua formação social, sua construção como ser humano, suas vivências, suas memórias. Esperamos com este estudo que as crianças possam ter liberdade de escolha livre quanto aos brinquedos e brincadeiras e não impostos por ser devidamente associado a um gênero.
Abstract: The theme of this study is: A Gender Perspective in Preschool. The research is the result of a conclusion of the Pedagogy Degree course at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Naviraí-UFMS/CPNV Campus, and the general objective was to analyze how gender is addressed in the games and daily activities proposed at the Pre-School in a Public Institution in the city of Naviraí-MS.. As a methodology, we adopted a qualitative approach based on field research. For data collection we opted to use participant observation because it is a natural environment in which children can feel comfortable interacting. We also carried out an intervention project to deconstruct possible gender stereotypes with the children and a semi- structured interview with the pre-school teacher of the participating class. It was observed that the teacher themselves can contribute to the child's education, not only in terms of their gender identity, but also in terms of their social education, their construction as a human being, their experiences and their memories. With this study, we hope that children can be free to choose their toys and games and not have them imposed on them because they are d.
Palavras-chave: Gênero
Educação Infantil
Brinquedos
Brincadeiras
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7607
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.