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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7587
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Soluções para o Problema do Roteamento de Veículos |
Autor(es): | VICTOR LELIS SOARES |
Primeiro orientador: | BIANCA DE ALMEIDA DANTAS |
Resumo: | Grande parte do valor final dos produtos destinados aos clientes está diretamente ligada ao processo de distribuição, por isso, serviços baseados em entregas visam abranger o maior número possível de clientes para minimizar os custos. No entanto, encontrar rotas que realmente minimizem os custos de entrega é uma tarefa desafiadora. Além disso, a definição de quais custos minimizar seja o custo total da entrega, o número de veículos na frota, o tempo de entrega, entre outros. Nesse contexto, surge o Problema do Roteamento de Veículos (PRV), proposto por Dantzig e Ramser. Os desafios reais são delineados por diversas restrições, como a capacidade dos veículos, janelas de tempo para atendimento de clientes e proibições em determinados caminhos. Essas restrições geram distintas variações do PRV, cada uma refletindo um cenário específico do mundo real. A presença dessas restrições solidifica o PRV como um dos problemas mais desafiadores no âmbito da otimização combinatória. Vale destacar que o PRV é classificado como NP-difícil. Um problema NP-difícil indica que não há algoritmo eficiente conhecido para resolver todas as instâncias do problema em tempo polinomial. O PRV representa um desafio computacional substancial, motivando o desenvolvimento de uma variedade de heurísticas, meta-heurísticas e modelos híbridos para abordar eficazmente essas complexidades, uma vez que encontrar soluções ótimas pode ser impraticável em um tempo razoável. O objetivo deste trabalho é apresentar o PRV e algumas de suas variações e propor uma solução para o Problema do Roteamento de Veículos Capacitado (PRVC) usando Algoritmos Genéticos (AGs). O restante deste trabalho está organizado da seguinte maneira: a Seção 2 destaca alguns trabalhos relacionados, evidenciando a evolução do estado da arte, a Seção 3 aborda o referencial teórico para fundamentar o projeto, a Seção 4 expõe a metodologia adotada na implementação do trabalho, a Seção 5 engloba os experimentos realizados e a análise dos resultados obtidos e, por fim, a Seção 6 aborda a conclusão e os trabalhos futuros. |
Abstract: | Grande parte do valor final dos produtos destinados aos clientes está diretamente ligada ao processo de distribuição, por isso, serviços baseados em entregas visam abranger o maior número possível de clientes para minimizar os custos. No entanto, encontrar rotas que realmente minimizem os custos de entrega é uma tarefa desafiadora. Além disso, a definição de quais custos minimizar seja o custo total da entrega, o número de veículos na frota, o tempo de entrega, entre outros. Nesse contexto, surge o Problema do Roteamento de Veículos (PRV), proposto por Dantzig e Ramser. Os desafios reais são delineados por diversas restrições, como a capacidade dos veículos, janelas de tempo para atendimento de clientes e proibições em determinados caminhos. Essas restrições geram distintas variações do PRV, cada uma refletindo um cenário específico do mundo real. A presença dessas restrições solidifica o PRV como um dos problemas mais desafiadores no âmbito da otimização combinatória. Vale destacar que o PRV é classificado como NP-difícil. Um problema NP-difícil indica que não há algoritmo eficiente conhecido para resolver todas as instâncias do problema em tempo polinomial. O PRV representa um desafio computacional substancial, motivando o desenvolvimento de uma variedade de heurísticas, meta-heurísticas e modelos híbridos para abordar eficazmente essas complexidades, uma vez que encontrar soluções ótimas pode ser impraticável em um tempo razoável. O objetivo deste trabalho é apresentar o PRV e algumas de suas variações e propor uma solução para o Problema do Roteamento de Veículos Capacitado (PRVC) usando Algoritmos Genéticos (AGs). O restante deste trabalho está organizado da seguinte maneira: a Seção 2 destaca alguns trabalhos relacionados, evidenciando a evolução do estado da arte, a Seção 3 aborda o referencial teórico para fundamentar o projeto, a Seção 4 expõe a metodologia adotada na implementação do trabalho, a Seção 5 engloba os experimentos realizados e a análise dos resultados obtidos e, por fim, a Seção 6 aborda a conclusão e os trabalhos futuros. |
Palavras-chave: | Algoritmo Genético Problema do Roteamento de Veículos VRP CVRP GA Heuristica Meta-heuristica |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7587 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação - Bacharelado (FACOM) |
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