Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7587
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Soluções para o Problema do Roteamento de Veículos
Autor(es): VICTOR LELIS SOARES
Primeiro orientador: BIANCA DE ALMEIDA DANTAS
Resumo: Grande parte do valor final dos produtos destinados aos clientes está diretamente ligada ao processo de distribuição, por isso, serviços baseados em entregas visam abranger o maior número possível de clientes para minimizar os custos. No entanto, encontrar rotas que realmente minimizem os custos de entrega é uma tarefa desafiadora. Além disso, a definição de quais custos minimizar seja o custo total da entrega, o número de veículos na frota, o tempo de entrega, entre outros. Nesse contexto, surge o Problema do Roteamento de Veículos (PRV), proposto por Dantzig e Ramser. Os desafios reais são delineados por diversas restrições, como a capacidade dos veículos, janelas de tempo para atendimento de clientes e proibições em determinados caminhos. Essas restrições geram distintas variações do PRV, cada uma refletindo um cenário específico do mundo real. A presença dessas restrições solidifica o PRV como um dos problemas mais desafiadores no âmbito da otimização combinatória. Vale destacar que o PRV é classificado como NP-difícil. Um problema NP-difícil indica que não há algoritmo eficiente conhecido para resolver todas as instâncias do problema em tempo polinomial. O PRV representa um desafio computacional substancial, motivando o desenvolvimento de uma variedade de heurísticas, meta-heurísticas e modelos híbridos para abordar eficazmente essas complexidades, uma vez que encontrar soluções ótimas pode ser impraticável em um tempo razoável. O objetivo deste trabalho é apresentar o PRV e algumas de suas variações e propor uma solução para o Problema do Roteamento de Veículos Capacitado (PRVC) usando Algoritmos Genéticos (AGs). O restante deste trabalho está organizado da seguinte maneira: a Seção 2 destaca alguns trabalhos relacionados, evidenciando a evolução do estado da arte, a Seção 3 aborda o referencial teórico para fundamentar o projeto, a Seção 4 expõe a metodologia adotada na implementação do trabalho, a Seção 5 engloba os experimentos realizados e a análise dos resultados obtidos e, por fim, a Seção 6 aborda a conclusão e os trabalhos futuros.
Abstract: Grande parte do valor final dos produtos destinados aos clientes está diretamente ligada ao processo de distribuição, por isso, serviços baseados em entregas visam abranger o maior número possível de clientes para minimizar os custos. No entanto, encontrar rotas que realmente minimizem os custos de entrega é uma tarefa desafiadora. Além disso, a definição de quais custos minimizar seja o custo total da entrega, o número de veículos na frota, o tempo de entrega, entre outros. Nesse contexto, surge o Problema do Roteamento de Veículos (PRV), proposto por Dantzig e Ramser. Os desafios reais são delineados por diversas restrições, como a capacidade dos veículos, janelas de tempo para atendimento de clientes e proibições em determinados caminhos. Essas restrições geram distintas variações do PRV, cada uma refletindo um cenário específico do mundo real. A presença dessas restrições solidifica o PRV como um dos problemas mais desafiadores no âmbito da otimização combinatória. Vale destacar que o PRV é classificado como NP-difícil. Um problema NP-difícil indica que não há algoritmo eficiente conhecido para resolver todas as instâncias do problema em tempo polinomial. O PRV representa um desafio computacional substancial, motivando o desenvolvimento de uma variedade de heurísticas, meta-heurísticas e modelos híbridos para abordar eficazmente essas complexidades, uma vez que encontrar soluções ótimas pode ser impraticável em um tempo razoável. O objetivo deste trabalho é apresentar o PRV e algumas de suas variações e propor uma solução para o Problema do Roteamento de Veículos Capacitado (PRVC) usando Algoritmos Genéticos (AGs). O restante deste trabalho está organizado da seguinte maneira: a Seção 2 destaca alguns trabalhos relacionados, evidenciando a evolução do estado da arte, a Seção 3 aborda o referencial teórico para fundamentar o projeto, a Seção 4 expõe a metodologia adotada na implementação do trabalho, a Seção 5 engloba os experimentos realizados e a análise dos resultados obtidos e, por fim, a Seção 6 aborda a conclusão e os trabalhos futuros.
Palavras-chave: Algoritmo Genético
Problema do Roteamento de Veículos
VRP
CVRP
GA
Heuristica
Meta-heuristica
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7587
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Ciência da Computação - Bacharelado (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2406.pdf293,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.