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Tipo: Dissertação
Título: A implantação do PDE e sua consolidação em Mato Grosso do Sul no periodo de 1998 a 2005
Autor(es): Sodre, Lilian Beatriz Daroz Pinto de Arruda
Primeiro orientador: Senna, Ester
Abstract: O objeto deste estudo é a implantação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e sua consolidação no estado Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, objetivou-se analisar quais foram os móveis determinantes que levaram a sua implantação, como também, quais contribuições trouxe à politica educacional de Mato Grosso do Sul. O PDE é um dos programas do Fundo de Fortalecimento da Escola (FUNDESCOLA) que propõe organizar a gestão da escola para melhorar a esfera pedagógica, sob a metodologia do planejamento estratégico, possibilitando o recebimento de recursos para sua execução. Para esta análise, considerou-se como recorte temporal o periodo de 1998 a 2005. Buscou-se compreender esse processo à luz da autonomia, gestão democrática e descentralização, sem desconsiderar as contradições inerentes ao mundo capitalista atual. Fundamentou-se, este estudo, em autores que discutem o capitalismo, o sistema educacional, a participação do Banco Mundial nas questões educacionais e as teorias administrativas que influenciam a gestão educacional. Esta pesquisa foi realizada no ambito da Secretaria de Estado de Educação - SED, por meio de análise documental e entrevistas, no sentido de compreender os nexos que resultaram na implantação e na permanencia do PDE. Observou-se que o PDE impos sua metodologia por meio de acordos de empréstimos não sendo esta, porém, acatada por todos os setores da SED, evidenciando, com isso, que ocorre no ambito da SED uma desarticulação do PDE com os setores que atendem ao Ensino Fundamental, o que inviabiliza as discussões e reflexões que poderiam levar à compreensão do papel da educação nesta sociedade capitalista e, por conseguinte, à sua transformação.
The object of this study is the implantation of the School Development Plan - PDE and its consolidation in the Brazilian State of Mato Grosso do Sul. In this sense, it was aimed at analyzing which were the decisive pieces that led to its implantation, as well as, which contributions it brought to the educational policies of the Brazilian State of Mato Grosso do Sul. PDE is one of the programs of the Pro School Fund - FUNDESCOLA that intends to organize the school administration to improve the pedagogic sphere, under the methodology of strategic planning, enabling the receipt of resources for its execution. For this analysis, the temporal cross section was the period from 1998 to 2005. An attempt to understand this process in the light of autonomy, democratic, decentralized administration is made without disconsidering the inherent contradictions to the current Capitalist World. This study was based on authors that discuss Capitalism, the educational system, the participation of the World Bank in the educational issues and the administrative theories that influence the school administration. This research took place at the State Education Department - SED, through documental analysis and interviews, so as to seek an understanding of the connections that resulted in the implantation and in the permanence of the PDE and what changes resulted at the SED, concerning the numbers of passing students and the school administration in state maintained schools of Campo Grande, State of Mato Grosso do Sul. It was observed that the PDE imposed its methodology by means of agreements of loans not being this, however, respected for all the sectors of the SED, evidencing, with this, that antagonistic conceptions in one exactly educational space, it results in stagnation as for the quarrels and reflections, that they provoke the creation of a significant and transforming education.
Palavras-chave: Planejamento Educacional
Política Educacional
Administração da Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/757
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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