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dc.creatorMoraes, Fernando Cesar de Carvalho-
dc.date.accessioned2011-07-04T14:46:31Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:26Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/74-
dc.description.abstractOs avanços sociais obtidos com o reconhecimento da necessidade de atendimento escolar para os diferentes segmentos da sociedade brasileira têm levado à discussões sobre o acesso da pessoa com deficiência às conquistas sociais e à elaboração de proposições educacionais para a educação desta. No âmbito escolar, os professores são conduzidos, pelo contexto social e legislação educacional, a adotarem de modo imediato uma postura não segregadora para que sua prática pedagógica seja capaz de atender a todas as pessoas matriculadas na escola de modo indiscriminado, o que possibilitaria a inclusão escolar da pessoa com deficiência. Nessa perspectiva, este estudo tem o objetivo de investigar as práticas pedagógicas de professores de Educação Física que ministram aulas no ensino fundamental para classes comuns com alunos com deficiência. Para tanto, realizou-se pesquisa do tipo etnográfica, utilizando como instrumentos de investigação a observação, a entrevista e a análise de documento. Os sujeitos e contextos investigados foram constituídos por quatro professores e quatro escolas da rede estadual de ensino no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Interpretando as informações contatou-se que a prática pedagógica desses professores, diante das classes comuns com alunos com deficiência, era realizada sob diferentes condições de formação profissional, capacitação, e acompanhamento e orientações pedagógicas da escola e órgãos oficiais. Nesse processo, a experiência profissional tinha presença significativa. A prática pedagógica desenvolvida era resultado do envolvimento pessoal do professor.pt_BR
dc.description.abstractThe social advances achieved with the recognition of the need for school attendance for the various segments of Brazilian society have led to discussions about access for people with disabilities to social achievements and to the development of educational propositions for their education. Within the school teachers are driven by social and educational legislation in order to adopt an immediate non segregating position to be able to assist all the people enrolled in school in an indiscriminating manner, which would allow for the school inclusion of the individual with disabilities. In this perspective this study was to investigate the pedagogical practices of physical education teachers who teach students with disabilities in ordinary classes of elementary school. We conducted an ethnographic research, using research tools such as observation, interview and document analysis. The subjects and contexts investigated consisted of four teachers and four state schools in the in the city of Campo Grande, State of Mato Grosso do Sul, Brazil. Interpreting the information, it was observed that, the pedagogical practice of teachers in the face of ordinary classes with students with disabilities, was conducted under various conditions of professional education, training, supervising and teaching approaches by the school agencies. In this process, experience had a significant presence. The pedagogical practice developed results was the personal involvement of the teacher.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectDeficientespt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.titleEducação física escolar e o aluno com deficiência: um estudo da prática pedagógica de professorespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Anache, Alexandra Ayach-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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