Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/749
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática
Título(s) alternativo(s): The instrumental approach for the technology integration in the pedagogical practice of the mathematics teacher study
Autor(es): Bittar, Marilena
Abstract: Neste texto discutimos uma forma de investigação sobre a apropriação da tecnologia pelo professor de matemática e seu uso em sua prática pedagógica. Apresentamos a abordagem instrumental que fornece elementos teóricos apropriados para esse estudo. Esta teoria apoia-se em conceitos da psicologia, em especial na ideia de esquema definida por Piaget e utilizada por Vergnaud, na teoria dos campos conceituais. Serão abordados somente alguns elementos da teoria, os que permitem compreender o uso de um software nas aulas de Matemática. É dada especial atenção ao conceito de gênese instrumental e, para isso, à distinção entre artefato e instrumento, e entre instrumentalização e instrumentação. A partir destes elementos e da distinção que fazemos entre inserir e integrar a tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática são apresentados resultados de uma pesquisa-ação realizada com professores dessa disciplina.
This paper deals with a certain way to investigate the mastering of technology by mathematics teachers and its use in their pedagogical practice. The instrumental approach which brings the suitable theoretical elements to this study is presented. This instrumental approach is supported by some psychological Piaget's constructs, specially that one of schemata that is also assumed by Vergnaud in his theory of conceptual fields. Only the theoretical elements that make possible the understanding of a software implementation at mathematics lessons will be exposed. Special attention is given to the concept of instrumental genesis in order to make the distinction between artifact and instrument, and between instrumentalization and instrumentation. Results of an action-research realized with mathematics teachers are described based on those theoretical elements and on the proposed difference between inserting and integrating technology into the pedagogical practice in the mathematics teaching.
Palavras-chave: Prática de Ensino
Educação Matemática
Computador no Ensino
Formação de Professores
Editor: Educar em Revista
Citação: BITTAR, Marilena. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educ. rev., Curitiba, n. se1, 2011 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602011000400011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 04 nov. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000400011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000400011
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/749
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:FAENG - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A abordagem instrumental.pdf107,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.