Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7481
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO
Autor(es): CRISTIANE ALVES DOS SANTOS
Primeiro orientador: NELSON DIAS
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do lúdico para o desenvolvimento integral dos estudantes com autismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, procurando compreender como os jogos podem contribuir para o desenvolvimento global e a aquisição de conhecimentos dos estudantes. Busca refletir sobre as contribuições do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem destes estudantes. A pesquisa visa colaborar para que os professores possam refletir, rever suas práticas pedagógicas em relação a ludicidade, motivando-os a ampliar os conhecimentos, proporcionando assim aos alunos com autismo uma nova forma de enriquecer seus conhecimentos através de atividades que traz alegria, motivação, empatia, produção de conhecimento e o desenvolvimento cognitivo e motor. A metodologia utilizada baseia-se em uma revisão de literatura que teve por objetivo analisar as perspectivas de diferentes autores sobre o tema proposto. Acredita-se que a ludicidade é um instrumento que possibilita o estudante um progresso na aprendizagem, e aquisição de diversas habilidades e ao professor o aperfeiçoamento de sua prática educativa.
Abstract: The present work aims to analyze the importance of play for the integral development of students with autism in the early years of Elementary School, seeking to understand how games can contribute to the overall development and acquisition of knowledge of students. It seeks to reflect on the contributions of play to the teaching and learning process of these students. The research aims to help teachers reflect and review their pedagogical practices in relation to playfulness, motivating them to expand their knowledge, thus providing students with autism with a new way of enriching their knowledge through activities that bring joy, motivation, empathy, knowledge production and cognitive and motor development. The methodology used is based on a literature review that aimed to analyze the perspectives of different authors on the proposed topic. It is believed that playfulness is an instrument that allows students to progress in learning and acquire various skills and for teachers to improve their educational practice.
Palavras-chave: Ludicidade
Educação Inclusiva
Práticas Pedagógicas
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7481
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPPP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
1904.pdf482,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.