Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7418
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: TECNOLOGIA MÓVEL APLICADA NO CUIDADO DA FAMÍLIA DE CRIANÇA EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO.
Autor(es): LAVÍNIA MARIA MROZ
Primeiro orientador: FERNANDA RIBEIRO BAPTISTA MARQUES DE ALMEIDA
Resumo: Objetivo: Descrever o uso de aplicativo de mensagens para a proposição de intervenções promotoras de resiliência familiar. Método: Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva, que utilizou o método de sistematização de experiências, sobre o uso de aplicativo de mensagens como ferramenta para a proposição de intervenções com uma família de criança com câncer. As intervenções foram guiadas pelo referencial teórico do Modelo Interacional de Cuidado à Família ofertadas no período de abril a julho de 2022, por meio do aplicativo de dispositivos móveis WhatsApp®. Resultados: Participaram das intervenções sete membros da família de uma criança com diagnóstico de tumor no sistema nervoso central. As intervenções foram conduzidas por docentes e uma discente de enfermagem via WhatsApp®. Na percepção da família, o grupo proporcionou um espaço para fortalecimento dos vínculos entre os profissionais e a família, a troca de experiências sobre o manejo do cuidado da criança entre os próprios membros, o esclarecimento de dúvidas e o acesso a informações, e facilitou a participação e inclusão da família no tratamento. Para os profissionais, se mostra uma ferramenta eficaz no cuidado com as famílias, de baixo custo e fácil adesão para diversos públicos, podendo ser aplicada em múltiplos contextos. Considerações finais: Compreende-se que a utilização de tecnologias da informação e comunicação podem ser ferramentas úteis no manejo dos eventos que permeiam os desafios da família frente ao câncer infantil.
Abstract: Objective: To describe the use of a messaging application to propose interventions that promote family resilience. Method: This is an experience report of a descriptive nature, which used the experience systematization method, on the use of a messaging application as a tool for proposing interventions with a family of a child with cancer. The interventions were guided by the theoretical framework of the Interactional Family Care Model offered from April to July 2022, through the WhatsApp® mobile device application. Results: Seven family members of a child diagnosed with a tumor in the central nervous system participated in the interventions. The interventions were conducted by teachers and a nursing student via WhatsApp®. In the family's perception, the group provided a space to strengthen bonds between professionals and the family, exchange experiences on child care management among the members themselves, clarify doubts and access information, and facilitated participation and inclusion of the family in the treatment. For professionals, it proves to be an effective tool for caring for families, low cost and easy to adopt for different audiences, and can be applied in multiple contexts. Final considerations: It is understood that the use of information and communication technologies can be useful tools in managing the events that permeate the family's challenges in the face of childhood cancer.
Palavras-chave: Enfermagem
Família
Tecnologia de informação.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7418
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Enfermagem - Bacharelado (INISA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.