Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7407
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A mitologia brasileira no ensino de artes visuais
Autor(es): YOLANDA TIEMY DOS SANTOS YUI
Primeiro orientador: PAULO CESAR ANTONINI DE SOUZA
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso, referente à graduação em Artes Visuais Licenciatura da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Objetivando compreender como a mitologia brasileira pode estar associada ao ensino de arte na educação básica. Para esta reflexão o texto buscará compreender conceitos que envolvem o tema, refletindo sobre experiências passada e buscando novas maneiras de se pensar a prática pedagógica a partir da análise de outros Trabalhos de Conclusão de Curso, que abordam a mitologia no ensino de arte pensando a partir da relação do imaginário cultural e simbólico. Posteriormente foram aprofundadas experiências passadas sobre a mitologia nas aulas buscando refletir sobre caminhos e possibilidades numa perspectiva educacional.Tendo como objetivo descobrir diferentes olhares sobre a temática, além de formas e abordagens possíveis para a inserção da mitologia dentro dos conteúdos escolares e da prática docente. Podendo então contribuir para as pesquisas que envolvem os mitos, principalmente aos mitos brasileiros, dentro de uma perspectiva educacional.
Abstract: This Final Course Project, referring to the degree in Visual Arts Degree from the Faculty of Arts, Letters and Communication of the Federal University of Mato Grosso do Sul. Aiming to understand how Brazilian mythology can be associated with the teaching of art in basic education. For this reflection, the text will seek to understand concepts that involve the theme, reflecting on past experiences and seeking new ways of thinking about pedagogical practice based on the analysis of other Graduation Works, which address mythology in art teaching, thinking from the relationship between cultural and symbolic imagery. Subsequently, past experiences on mythology were deepened in classes, seeking to reflect on paths and possibilities from an educational perspective. The aim was to discover different perspectives on the subject, as well as possible forms and approaches for the insertion of mythology within school content and teaching practice. It can then contribute to research involving myths, especially Brazilian myths, from an educational perspective.
Palavras-chave: Cultura brasileira
mitos e lendas
formação docente
arte.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7407
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
739.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.