Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7399
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O conhecimento sensível no ensino de artes visuais
Autor(es): MARCELA MILENA MARTINS ROMÃO
Primeiro orientador: PAULO CESAR ANTONINI DE SOUZA
Resumo: Esse trabalho de Conclusão de Curso busca refletir sobre os processos criativos através das autoras Fayga Ostrower (1983) e Cecília Almeida Salles (2006) os caminhos que ele nos possibilita e como nossa percepção nos limita o que somos capazes de sentir e compreender. Além disso, a pesquisa visa refletir sobre o ensino de arte, enfatizando a importância da sensibilidade e da expressão pessoal através de duas cerâmicas que produzi no decorrer do percurso da pesquisa. Para além de que os alunos possam se apropriar da arte para compreenderem a si mesmos, desenvolverem sua percepção sobre o mundo a sua volta e aos poucos entenderem seus valores dentro da sociedade, serem racionais e críticos. Por fim, a pesquisa busca através de procedimentos metodológicos qualitativos, com uma abordagem fenomenológica estabelecer uma ligação entre a pesquisa teórica e a prática em sala de aula, enfatizando também a importância da sala de aula como um ambiente acolhedor para o desenvolvimento da criatividade dos alunos, por meio das experiências que foram obtidas em uma oficina com alunos do segundo ano de uma escola municipal de Campo Grande - MS.
Abstract: This course's conclusion work seeks to reflect on the creative process through the authors Fayga Ostrower (1983) and Cecília Almeida Salles (2006), the paths it allows us, and how our perception limits us to what we are capable of feeling and understanding. Furthermore, the research aims to reflect on art teaching, emphasizing the importance of sensitivity and personal expression through two ceramics that I produced during the research. In addition, students can use art to understand themselves, develop their perception of the world around them, and gradually understand their values within society, be rational and critical. Lastly, the research seeks, through qualitative methodological procedures, with a phenomenological approach to establish a link between theoretical research and classroom practice, also emphasizing the importance of the classroom as a welcoming environment for the development of students' creativity using experiences obtained in a workshop with second-year students at a municipal school in Campo Grande - MS.
Palavras-chave: Percepção
cerâmica
processos criativos
intervenção pedagógica.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7399
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
458.pdf10,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.