Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7384
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O LIVRO-IMAGEM Espaço de formação e expressão artística
Autor(es): VINíCIUS DAVIS RAMOS
Primeiro orientador: CONSTANCA MARIA LIMA DE ALMEIDA LUCAS
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta pesquisa sobre o que é livro-imagem, criando relações desde a origem do livro ilustrado e reflexões acerca da leitura de imagem e alfabetismo visual. Aborda percursos dos livros ilustrados pondo em foco principalmente livro imagem e sua origem tanto no exterior quanto no Brasil. Aborda com destaque ilustradores contemporâneos e seus livros-imagem; como Suzy Lee, Irena Freitas e Renato Moriconi. Estabelece relação entre os trabalhos e processos de criação para a elaboração do livro imagem “Vida Barata” do educador e ilustrador Vinicius Davis. Os autores principais desta pesquisa são; Luís Carlos Girão e Elizabeth Cardoso (2019) para discutir a origem do livro-imagem, Fayga Ostrower (2013) para discutir os processos de criação, Sophie Van der Linden (2011) e Graça Ramos (2011) para analisar mais aprofundamento o que é um livro ilustrado e suas vertentes nos últimos tempos, Isabel Marques e Fábio Brazil (2014) para refletir as práticas educativas em arte.
Abstract: This course conclusion work presents research on what an image book is, creating relationships since the origin of the illustrated book and reflections on image reading and visual literacy. It addresses the paths of illustrated books, focusing mainly on image books and their origins both abroad and in Brazil. Highlights illustrators contemporaries and their picture books; such as Suzy Lee, Irena Freitas and Renato Moriconi. Establishes a relationship between the work and creation processes for the creation of the image book “Vida Barata” by educator and illustrator Vinicius Davis. The main authors of this research are; Luís Carlos Girão and Elizabeth Cardoso (2019) for discuss the origin of the image book, Fayga Ostrower (2013) to discuss the processes of creation, Sophie Van der Linden (2011) and Graça Ramos (2011) to analyze more deepening what an illustrated book is and its aspects in recent times, Isabel Marques and Fábio Brazil (2014) to reflect educational practices in art.
Palavras-chave: livro-imagem
livro ilustrado
narrativa visual
alfabetismo visual.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7384
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2854.pdf4,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.