Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7383
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O USO DE METODOLOGIAS PRÁTICAS DE FÁCIL ELABORAÇÃO PARA ENSINAR CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor(es): FLAVIA FERREIRA DA SILVA
Primeiro orientador: DIRCE FERREIRA LUZ
Resumo: Ensinar e aprender ciências sempre foi um desafio na vida dos professores e dos alunos. A falta do aperfeiçoamento nas atividades práticas e lúdicas, a falta de recursos das escolas e muitas vezes as qualificações dos profissionais são as grandes problemáticas para conseguir atingir os objetivos de ensino. As metodologias para ensinar ciências devem ser pensadas para a construção do conhecimento científico e crítico na vida dos alunos. O presente artigo é baseado em revisões bibliográficas que buscam compreender as metodologias utilizadas pelos professores no âmbito escolar. Foram consultados artigos na área da educação que trazem alternativas e ideias de ensino, que podem ser usadas para a diversificação das aulas de ciências e biologia. Tais metodologias foram escolhidas com intenção de serem fáceis de aplicar, para não ocupar tanto tempo do professor e que sejam de baixo custo benefício, pensando nas realidades das escolas.
Abstract: Teaching and learning science has always been a challenge for teachers and students. The lack of improvement in practical and ludic activities, the lack of resources in schools and often the qualifications of professionals are the main problems in achieving teaching objectives. Methods for teaching science must be designed to build scientific and critical knowledge in students' lives. This article is based on bibliographical reviews that seek to understand the methodologies used by teachers in schools. Articles in the field of education have been consulted that provide teaching alternatives and ideas that can be used to diversify the teaching of science and biology. These methods were chosen with the intention of being easy to use, so as not to take up too much of the teacher's time, and to be of low cost benefit, taking into account the realities of schools.
Palavras-chave: Ensino
Ludicidade
Aprendizagem
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7383
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
1007.pdf674,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.