Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7298
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de Arte na educação infantil mergulhando no universo criador das crianças através da relação professor e aluno
Autor(es): VITORIA FELBER DE OLIVEIRA DUTRA
Primeiro orientador: ROZANA VANESSA FAGUNDES VALENTIM DE GODOI
Resumo: O objetivo do presente trabalho é investigar e compreender questões sobre o processo criativo das crianças da educação infantil, descrevendo como ocorre a atividade criadora das crianças em sala de aula, suas vertentes e as práticas pedagógicas do professor tentando entendê-las para contribuir com os seus processos. Trago na pesquisa entendimentos sobre a relação professor e aluno, pensando na interação e mediação em sala de aula, e no trabalho pedagógico do professor de Arte nas aulas da educação infantil. Busca-se a partir disso, entender como ocorre o desenvolvimento dos alunos nesse nível de ensino e quais encaminhamentos artísticos estão presentes na realidade escolar dessas crianças. Como procedimento de pesquisa utilizo a abordagem qualitativa, contando com relatos de experiências, relatórios cedidos para este estudo, e entrevistas. Além desses, apresento no terceiro capítulo do trabalho, registros da minha observação participante, e a análise dessas imagens (desenhos de alunos da educação infantil de uma escola de Campo Grande - MS) e a contextualização da entrevista (também realizada com um professor que atua na educação infantil) para chegar-se à resposta de como a criação ocorre na prática e complementar a pesquisa bibliográfica feita nos dois primeiros capítulos.
Abstract: The intention of this work is to investigate and understand questions about the creative process of children in early childhood education, describing how children's creative activity occurs in the classroom, its aspects and the difficulties of the teacher dealing with children and trying to understand them in order to contribute with your processes. I bring to the research understandings about the teacher and student relationship, thinking about interaction and mediation in the classroom, and the pedagogical work of the Art teacher in early childhood education classes. From this, the aim is to understand how the development of students at this level of education occurs and which pedagogical and artistic practices are present in the school reality of these children. As a research tool I use qualitative methodology, relying on experience reports, reports provided for this study, and interviews. In addition to these, in the third chapter of the work I present records of my participant observation, and the analysis of these images (drawings from early childhood education students at a school in Campo Grande - MS) and the contextualization of the interview (also carried out with a teacher who works in early childhood education) to arrive at the answer to how creation occurs in practice and complement the bibliographical research carried out in the first two chapters.
Palavras-chave: Processo Criativo
Educação infantil
Aulas de Arte
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7298
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
9251.pdf11,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.