Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7285
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dc.creatorSilva, Bianca Alves Felipe-
dc.date.accessioned2023-11-29T18:26:04Z-
dc.date.available2023-11-29T18:26:04Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7285-
dc.description.abstractIn the research to which this article refers, we sought to answer the following question: what are the main barriers faced by students considered with disability in your school career, especially with regard to literacy? To answer it, the main goal of the study carried out was to analyze the main barriers encountered by these students in their schooling processes, with a special focus on the literacy and reading literacy process. Data collection in research characterized as a case study, carried out in a municipal school in Três Lagoas-MS, was based on na interview. As a theoretical reference for methodology, we used Deslandes, Neto and Gomes (2019) and Patias and Hohendorff (2019). For literacy and reading literacy, Souza (2006) and Menezes (2007) and for discuss inclusion, Mantoan and Lanuti (2022). For data analysis, we gathered all the material for study and as a main result we realized that the barriers attitudinal are the most frequent in schools and are directly related to organization of teaching and development of activities. This has been the major exclusion factor for students with intellectual disabilities participating in the study. The research results lead us to affirm the need for training teacher aligned with inclusion so that we abandon stereotypes and concepts popular groups that end up perpetuating the culture of prejudice and exclusion in schools.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão Escolar-
dc.subjectBarreiras atitudinais-
dc.subjectAlfabetização-
dc.subjectLetramento-
dc.titleAlfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lanuti, José Eduardo de Oliveira Evangelista-
dc.description.resumoNa pesquisa à qual este artigo se refere, buscamos responder a seguinte pergunta: quais são as principais barreiras enfrentadas por alunos considerados com deficiência em sua trajetória escolar, sobretudo no que diz respeito à alfabetização? Para respondê-la, o objetivo geral do estudo realizado foi analisar as principais barreiras encontradas por esses estudantes em seus processos de escolarização, com foco especial no processo de alfabetização e letramento. A coleta dos dados na pesquisa caracterizada como um estudo de caso, realizada em uma escola municipal em Três Lagoas-MS, deu-se a partir de uma entrevista. Como referencial teórico da metodologia, utilizamos Deslandes, Neto e Gomes (2019) e Patias e Hohendorff (2019). Para a alfabetização e letramento, Souza (2006) e Menezes (2007) e para discutir a inclusão, Mantoan e Lanuti (2022). Para a análise dos dados, reunimos todo o material para estudo e como resultado principal percebemos que as barreiras atitudinais são as mais frequentes nas escolas e estão diretamente relacionadas à organização do ensino e desenvolvimento das atividades. Esse vem sendo o principal fator de exclusão do estudante com deficiência intelectual participante do estudo. Os resultados da investigação nos levam a afirmar a necessidade de uma formação docente alinhada à inclusão para que abandonemos estereótipos e conceitos populares que acabam por perpetuar a cultura do preconceito e exclusão nas escolas.pt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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