Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7257
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | CRIANÇAS DESATENTAS E HIPERATIVAS: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES E PAIS |
Autor(es): | ADRIANA APARECIDA SANCHEZ DA SILVA |
Primeiro orientador: | CLEIA RENATA TEIXEIRA DE SOUZA |
Resumo: | O presente estudo apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Naviraí, este trabalho trata do tema sobre as relações entre professores, pais e alunos com TDAH, sendo que esta interação desempenha um papel crucial no apoio às crianças com hiperatividade ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O objetivo geral da pesquisa é compreender a relação entre professores, pais e alunos quanto às práticas pedagógicas desenvolvidas para contribuir no desenvolvimento da criança com hiperatividade. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo buscando o aprofundamento das questões propostas e aplicado um questionário a duas professoras do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental para o levantamento de dados. Com a pesquisa percebeu-se que, com o apoio de profissionais de diferentes áreas, as crianças com TDAH podem evoluir em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, sempre com o apoio fundamental da família. Foi realizada a pesquisa bibliográfica, com artigos, teses e livros, para enriquecimento desta pesquisa, abordando o tema TDAH. |
Abstract: | The present study presents the Course Conclusion Work (TCC) of the Pedagogy course at the Federal University of Mato Grosso do Sul - Naviraí Campus, this work deals with the theme of the relationships between teachers, parents and students with ADHD, and this interaction plays a crucial role in supporting children with hyperactivity or Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The general aim of the research is to understand the relationship between teachers, parents and students in terms of the pedagogical practices developed to contribute to the development of children with hyperactivity. To this end, a field study was carried out in order to delve deeper into the proposed questions and a questionnaire was applied to two teachers from the 1st and 2nd years of elementary school to gather data. The research showed that, with the support of professionals from different areas, children with ADHD can evolve in their learning and development process, always with the fundamental support of the family. Bibliographical research was carried out, using articles, theses and books, to enrich this research on the subject of ADHD. |
Palavras-chave: | Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Desatenção Hiperatividade. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7257 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPNV) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
8643.pdf | 160,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.