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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA PRÁXIS DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚLICA DE CAMPO GRANDE-MS
Autor(es): NATÁLIA LEMES DE SOUZA
Primeiro orientador: SANDRA NOVAIS SOUSA
Resumo: Resumo O artigo tem como objeto de estudo a documentação pedagógica na práxis do professor de educação infantil da rede municipal de ensino de Campo Grande-MS. Objetiva-se compreender e analisar como os professores de educação infantil entendem a documentação pedagógica e se a utilizam em sua práxis docente. Os procedimentos metodológicos consistiram em: análise bibliográfica, tendo como fontes autores que discutem documentação pedagógica, principalmente Loris Malaguzzi, Oliveira-Formosinho e Luciana Ostetto; análise documental, a partir do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outros; e aplicação de um questionário do tipo survey, com perguntas destinadas a professores da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. Para o formulário será utilizado um roteiro de perguntas com os seguintes objetivos: Identificar se as professoras conhecem e se consideram importante a produção de documentação pedagógica; verificar se as professoras utilizam os seus registros para organizar, desenvolver e avaliar o seu planejamento e a sua prática; identificar as condições que favoreceram o trabalho das professoras com a documentação pedagógica. Conclui-se com os resultados que os documentos curriculares analisados tratam os registros apenas como forma de avaliar a aprendizagem e desenvolvimento das crianças; que as professoras reconhecem a importância de registrar tanto para o planejamento de atividades quanto para refletir sobre sua práxis, mas que nem todas exercem essa prática.
Abstract: Abstract This article focuses on the pedagogical documentation within the praxis of early childhood educators in the municipal education network of Campo Grande-MS. The objective is to comprehend and analyze how these educators understand pedagogical documentation and whether they utilize it in their teaching praxis. Methodological procedures comprised: bibliographic analysis, drawing upon authors discussing pedagogical documentation, notably Loris Malaguzzi, Oliveira-Formosinho, and Luciana Ostetto; document analysis, based on the National Curriculum Reference for Early Childhood Education (RCNEI), National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI), and Common National Curricular Base (BNCC), among others; and the application of a survey-type questionnaire, with inquiries directed at early childhood educators within the Municipal Education Network of Campo Grande. The questionnaire employs a set of questions aiming to: Identify if teachers are aware of and consider pedagogical documentation production important; ascertain if educators use their records to organize, develop, and evaluate their planning and practice; and identify the conditions that foster educators' work with pedagogical documentation. The findings indicate that the analyzed curricular documents view records solely as a means of assessing children's learning and development. Additionally, educators recognize the importance of documentation for activity planning and reflecting on their praxis, yet not all engage in this practice.
Palavras-chave: Documentação pedagógica
Educação infantil
Práxis docente.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7228
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

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