Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7222
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O SOROBAN COMO RECURSO ETNOMATEMÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Autor(es): | FELIPE BERNARDINO DA SILVA LUCAS |
Primeiro orientador: | VALDECI LUIZ FONTOURA DOS SANTOS |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de um Trabalho de Conclusão de Curso junto ao Curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Temos como fundamentação teórica a produção sobre Etnomatemática (D’AMBROSIO, 1998) como abordagem pedagógica no ensino de matemática. Nosso objeto tem centralidade na calculadora japonesa Soroban como o recorte curricular na contagem de números naturais, bem como para a realização de operações aritméticas e resolução de problemas. Nossa abordagem metodológica é qualitativa envolvendo a coleta, análise e interpretação de artigos relacionados ao objeto de pesquisa ainda, com a ótica do estudo de caso apontado por Fontoura dos Santos (2005) e Yin (2005), com a aplicação de um questionário nos discentes do último semestre do curso de Licenciatura em Matemática da UFMS-CPTL. A análise dos artigos evidenciou a relevância da Etnomatemática como uma abordagem pedagógica enriquecedora, capaz de tornar o ensino de matemática mais acessível, interativo e eficiente. A combinação dessa metodologia com o uso do Soroban como recurso metodológico mostra-se promissora, contribuindo para o aprimoramento das habilidades matemáticas dos alunos e, consequentemente, para uma formação mais sólida e completa. |
Abstract: | This paper presents the results of a final paper conducted within the Mathematics Education program at the Campus of Três Lagoas, Federal University of Mato Grosso do Sul - UFMS. The theoretical framework for this study is based on the concept of ethnomathematics (D'AMBROSIO, 1998) as a pedagogical approach in the teaching of mathematics. The central focus of our research lies on the Japanese abacus, known as Soroban, as a curricular element for counting natural numbers, performing arithmetic operations, and problem-solving. Our methodological approach is qualitative and involves the collection, analysis, and interpretation of articles related to the research object, using a case study perspective as outlined by Fontoura dos Santos (2005) and Yin (2005), along with the application of a questionnaire to students in the final semester of the Licenciatura em Matemática at UFMS-CPTL. The analysis of the articles highlights the significance of ethnomathematics as an enriching pedagogical approach capable of making mathematics education more accessible, interactive, and effective. The combination of this methodology with the use of the Soroban as a methodological tool appears promising, contributing to the enhancement of students' mathematical skills and, consequently, to a more solid and comprehensive education. |
Palavras-chave: | Etnomatemática. Soroban. Educação. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7222 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Matemática - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
5924.pdf | 322,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.