Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Fabiana Maria das Graças Soares de-
dc.date.accessioned2011-11-01T13:28:41Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:49Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/718-
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo conhecer o funcionamento das salas de recursos para deficientes mentais, como apoio pedagógico do aluno incluso na escola comum, diante do estabelecido na legislação vigente. Foram estudadas treze salas de recursos na rede estadual de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 2003, quando se buscou verificar o cumprimento e adequação ao que preconizam as diretrizes emanadas da legislação. O estudo sobre salas de recursos como apoio pedagógico consistiu no registro histórico, de dados para a pesquisa, visando ao entendimento do objeto pretendido, como, também, procedeu-se à análise do referencial teórico sobre essas salas. Foram feitos levantamentos de obras produzidas, planos educacionais, legislações, dissertações, revistas e documentos escolares, como propostas pedagógicas e regimentos escolares para localizar nesses documentos a educação especial. O critério utilizado para escolha das escolas, além da área de deficiencia, levou em consideração o maior número de atendimentos por região. Em cada escola foram aplicados questionários aos professores das salas de recursos e aos diretores. Observou-se que as salas de recursos sinalizam a um outro direcionamento no que diz respeito aos atendimentos da educação especial em Mato Grosso do Sul. Além disso, percebeu-se a importancia das salas de recursos no apoio à escolarização do aluno com deficiencia mental, sendo esses serviços reconhecidos pelos professores e diretores. No entanto, são necessárias providencias por parte do sistema de ensino, dos órgãos executores da politica estadual de educação especial e da própria escola, no sentido de prover salas de recursos adequadas às atividades com os alunos, apoio às familias e a inserção das salas de recursos nas propostas pedagógicas e nos regimentos das escolas.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to investigate the functioning of the resources rooms for mentally retarded, as a pedagogical support of the included pupil in the regular school, according to it was established in the current legislation. Thirteen resource rooms were studied in the state schooling network in Campo Grande (MS) in 2003, where it was sought to verify the accomplishment of the legislation. The research consisted in the study of historical documentation, research data concerning to the understanding of the aimed object, as well as the analysis of the theoretical reference. Data collection was done on works produced, educational plans, legislation, dissertations, journals, periodicals and school documents, such us: pedagogical proposals and school internal rules in order to locate special education among these documents. The criteria used to choice the schools, besides the area of deficiency, it was also considered the high number of students attended per region. In each school, the resource room teachers and the principal answered a questionnaire. It was observed that the resource room indicated another direction to special schooling attendance in Mato Grosso do Sul. In Addition, the importance of these classrooms was perceived as an aid for the schooling of children with the mentally retardation, being these services recognized by teachers and principals. However, steps have necessarily to be taken by the educational system, by the organs executing the state policies for special education and by the school itself to provide adequate resources for the student's activities, support to their families and the insertion of these classrooms in the pedagogical proposals and school internal rules.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectDeficiente Mentalpt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.titleAs salas de recursos como apoio pedagógico especializado à educação escolar do deficiente mentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira.pdf661,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.