Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7186
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estudos de sexualidade e infância em suas nuances biológicas, sociológicas e psicanalíticas. |
Autor(es): | ALESSANDRA GISELE SILVA GARCETE |
Primeiro orientador: | KELLYS REGINA RODIO SAUCEDO |
Resumo: | O presente artigo é um estudo a respeito da sexualidade humana e suas implicações no desenvolvimento infantil. Para tanto, apresentamos um panorama da sexualidade humana a partir da discussão de trabalhos relacionados às áreas da biologia, sociologia e psicanálise. Na sequência, identificamos tópicos de sexualidade humana nos campos de experiência e nos objetivos de aprendizagem para Educação Infantil do Currículo de Referência de Ponta Porã, analisando a natureza das ações didáticas norteadoras da prática docente. Os resultados apontam para o predomínio de objetivos de aprendizagem/habilidades focadas em aspectos formadores de identidades e respeito à diversidade. Conclui-se pela importância da formação docente inicial e continuada para a educação em sexualidade humana, uma vez que, tal formação oportuniza saberes teóricos e didáticos pertinentes à participação ativa na construção de programas mais amplos, que reconheçam, cada vez mais, a sexualidade humana em suas complexidades fisiológica, social e cultural. |
Abstract: | This article is a study on human sexuality and its implications on child development. To this end, we present an overview of human sexuality in starting from the discussion of works related to the areas of biology, sociology and psychoanalysis. Below we identify themes of human sexuality in the fields of experience and in the Learning Objectives for Early Childhood Education of the Cutting Edge Curriculum Porã, analyzing the nature of the didactic actions that guide teaching practice. You the results point to the predominance of focused learning objectives/skills in aspects of identity formation and respect for diversity. It is completed by importance of initial and continuing teacher training for sexuality education human, since such training provides theoretical and didactic knowledge relevant to active participation in the construction of broader programs, which increasingly recognize more, human sexuality in its physiological, social and cultural complexities. |
Palavras-chave: | Sexualidade Humana Desenvolvimento Infantil Orientações Curriculares. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7186 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPPP) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
644.pdf | 178,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.