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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Ezerral Bueno de | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-01T13:22:40Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:56:09Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/717 | - |
dc.description.abstract | Este estudo procurou investigar o SAEB, enquanto expressão da política educacional, com o objetivo de compreender os fatores históricos que levaram o MEC a implantar o sistema nacional de avaliação. No desenvolvimento da pesquisa, tratou-se de evidenciar o processo de institucionalização do SAEB, considerando-se as seguintes questões norteadoras: por que o SAEB, hoje? Seria um instrumento para justificar a redução do Estado, em termos de investimentos em políticas sociais? Qual a relação entre política de descentralização e programas de avaliação, no contexto da redefinição do papel do Estado? O MEC pretende controlar os conteúdos curriculares por meio da avaliação? A análise mostrou que o SAEB foi concebido num momento de profundas transformações nas estruturas do Estado, uma vez que a década de 90 foi marcada pela definição de que o Estado precisa empreender uma série de reformas para superar a crise em que se encontra o sistema capitalista. A análise realizada considerou os ciclos de avaliação de 1995 e de 1997 como o início de uma nova fase do programa nacional de avaliação da educação básica. A partir do SAEB de 95, os instrumentos contextuais sobre os professores e diretores e sobre os tipos de escolas foram enriquecidos pela introdução de questionários que indicam os hábitos de estudo dos alunos e incluem medidas do nível sócio-econômico baseadas na formação dos pais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar Básica | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Institucional | pt_BR |
dc.subject | Ensino Público | pt_BR |
dc.title | O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, SAEB no contexto das políticas educativas dos anos 90 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Regina Tereza Cestari de | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ezerral Bueno de Souza.pdf | 784,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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