Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7153
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O lúdico como estratégia de cuidado na percepção de crianças hospitalizadas
Autor(es): KARINA SIJANAS RIBEIRO ALBUQUERQUE
Primeiro orientador: FERNANDA RIBEIRO BAPTISTA MARQUES DE ALMEIDA
Resumo: O objetivo do estudo é conhecer a percepção de crianças hospitalizadas quanto ao uso do lúdico como estratégia de cuidado. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa, realizado em agosto de 2023. Participaram da pesquisa 12 crianças hospitalizadas com faixa etária de quatro a doze anos, internadas em um hospital público da cidade de Campo Grande - Mato Grosso do Sul, nos setores da enfermaria pediátrica e pronto atendimento pediátrico. Para coleta de dados utilizou-se o método “draw and tall” - desenhe e conte. Os encontros foram gravados e transcritos e posteriormente submetidos à Análise de Conteúdo com apoio do software IRaMuTeQ. Por meio do dendograma foram identificadas 4 classes nominadas como: a recreação, cuidado interpessoal, brincar no hospital e desejos. Essas classes reúnem palavras de como a criança percebe o lúdico no ambiente hospitalar. A análise dos dados identificou três categorias, evidenciando que a percepção das crianças quanto ao lúdico no hospital acontece por meio: dos brinquedos e brincadeiras providas pelos profissionais; pela iniciativa da própria criança e sua família para brincar e pela presença do brinquedo no ambiente hospitalar. Conclui-se que é importante que os gestores das instituições hospitalares promovam e incentivem a implementação de atividades lúdicas como estratégia de cuidado por todos os profissionais de saúde. Palavras-chave: Lúdico; Criança Hospitalizada; Enfermagem Pediátrica.
Abstract: The aim of the study was to find out how hospitalized children perceive the use of play as a care strategy. This is a descriptive, exploratory study with a qualitative approach, carried out in August 2023. Twelve hospitalized children aged between four and twelve, admitted to a public hospital in the city of Campo Grande - Mato Grosso do Sul, in the paediatric ward and paediatric emergency department, took part in the study. The "draw and tall" method was used to collect data. The meetings were recorded and transcribed and then submitted to content analysis using the IRaMuTeQ software. The dendrogram identified four classes: recreation, interpersonal care, playing in hospital and desires. These classes bring together words about how children perceive play in the hospital environment. The analysis of the data identified three categories, showing that children's perception of play in hospital is based on: the toys and games provided by professionals; the initiative of the child themselves and their family to play; and the presence of toys in the hospital environment. The conclusion is that it is important for hospital managers to promote and encourage the implementation of playful activities as a care strategy by all health professionals. Keywords: Ludic; Hospitalized Child; Pediatric Nursing.
Palavras-chave: Lúdico
Criança Hospitalizada
Enfermagem Pediátrica
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7153
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Enfermagem - Bacharelado (INISA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.