Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7146
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estágio e sua contribuição para a formação academica
Autor(es): KELI CRISTINA DORNELES DA SILVA
Primeiro orientador: FATIMA CRISTINA DUARTE FERREIRA CUNHA
Resumo: Com objetivo de vivenciar uma imersão no ambiente e aprender sobre o desenvolvimento infantil, a importância da paciência, sensibilidade e capacidade de adaptação, cuidar de bebês e crianças bem pequenas, em ambientes diferenciados, área urbana e área indígena, resolvi experimentar essa dualidade, verificar a importância de manter uma rotina estável para que as crianças se sintam seguras e confortáveis, nas duas áreas, urbana e indígena, e enfrentar esse desafio, para que no futuro, novos acadêmicos possam estar experimentando essa situação e quem sabe, através dessa pesquisa, optar pelo mesmo trajeto. Utilizei autores da área de estudo e Freire, que muito contribuiu em minhas reflexões. Uma lição que nos mostra que devemos ser flexíveis e adaptáveis. Cada criança se desenvolvia em seu próprio ritmo, adquirindo novas habilidades e marcos importantes. Aprendi a reconhecer os sinais de que uma criança estava prestes a conquistar novas habilidades, como sentar-se sozinha ou engatinhar. Esses momentos foram gratificantes e reforçaram o quão valioso foi o meu papel como estagiária. Também tive a oportunidade de trabalhar em equipe e aprender com os profissionais experientes, sobre a importância da comunicação eficaz e como trabalhar de forma colaborativa para garantir o bem-estar das crianças. No geral, foi uma experiência transformadora.
Abstract: With the aim of experiencing an immersion in the environment and learning about child development, the importance of patience, sensitivity and ability to adapt, caring for babies and very young children, in different environments, urban areas and indigenous areas, I decided to experience this duality, to check the importance of maintaining a stable routine so that children feel safe and comfortable, in both urban and indigenous areas, and facing this challenge, so that in the future, new academics can be experiencing this situation and who knows, through this research, choose the same route. I used authors from the study area and Freire, who contributed a lot to my reflections. A lesson that shows us that we must be flexible and adaptable. Each child developed at their own pace, acquiring new skills and important milestones. I learned to recognize the signs that a child was about to achieve new skills, such as sitting up alone or crawling. These moments were rewarding and reinforced how valuable my role as an intern was. I also had the opportunity to work as a team and learn from experienced professionals about the importance of effective communication and how to work collaboratively to ensure children's well-being. Overall, it was a transformative experience
Palavras-chave: Estágio. Estágio Área Urbana. Estágio Área Indígena. Educação.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7146
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
1546.pdf541,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.