Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7145
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID E NO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO, TEMPO DE APRENDER, POR ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA DE UFMS, DE AQUIDAUANA, MS. |
Autor(es): | ROSIMEIRY TRAVASSOS FERREIRA MACHADO NAELY GABRIELY CANDELARIA MARTINS |
Primeiro orientador: | FATIMA CRISTINA DUARTE FERREIRA CUNHA |
Resumo: | Este artigo visa relatar experiências vivenciadas em uma unidade escolar da área rural do município de Aquidauana, estado de Mato Grosso do Sul, através do programa tempo de aprender e relatar experiências vivenciadas no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). A unidade escolar observada através do programa Tempo de Aprender está situada no distrito de Piraputanga, onde o processo de educacional ocorre cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país e os relatos de experiências do PIBID ocorreram na Escola CMA Emília Alves Nogueira, em Aquidauana. Diante disso a pesquisa buscou verificar se existem dificuldades de aprendizagem entre os alunos da escola no processo de alfabetização, observando os obstáculos que os professores enfrentam em salas de alfabetização e identificando questões que estão vinculadas a políticas públicas relacionadas à educação para esse tipo de organização escolar, buscando responder a seguinte pergunta: a escola como instituição social busca desempenhar de fato o processo de alfabetização? Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente com a aprendizagem. O tempo de aprender, como programa de alfabetização, também melhora a qualidade da alfabetização. Concluímos que existem vulnerabilidades, pois nem todos os diretores entendem os programas e deixam de participar, ocasionando uma ausência de práticas efetivas dos acadêmicos da pedagogia com alunos da educação básica. |
Abstract: | This article aims to report experiences lived in a school unit in the rural area of the municipality of Aquidauana, state of Mato Grosso do Sul, through the program time to learn and report experiences lived in PIBID (Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching). The school unit observed through the Tempo de Aprendir program is located in the district of Piraputanga, where the educational process takes place whose purpose is to improve the quality of literacy in all public schools in the country and the reports of PIBID experiences took place at Escola CMA Emília Alves Nogueira, in Aquidauana. Therefore, the research sought to verify whether there are learning difficulties among school students in the literacy process, observing the obstacles that teachers face in literacy classrooms and identifying issues that are linked to public policies related to education for this type of school organization. , seeking to answer the following question: does the school as a social institution seek to actually carry out the literacy process? The results indicate that PIBID has contributed significantly to learning. Time to Learn, as a literacy program, also improves the quality of literacy. We conclude that there are vulnerabilities, as not all directors understand the programs and fail to participate, causing a lack of effective practices by pedagogy students with basic education students. |
Palavras-chave: | Alfabetização. Tempo de Aprender. Pibid. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7145 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
8944.pdf | 226,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.