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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Inclusão de Crianças Especiais na Educação Infantil
Autor(es): SUZAN KELLY FERREIRA BENITES
Primeiro orientador: FATIMA CRISTINA DUARTE FERREIRA CUNHA
Resumo: O sistema de ensino tem voltado seu olhar, cada vez mais para a necessidade de se incluir na escola, a criança com deficiência, adotando um especial cuidado voltado para as práticas pedagógicas, convertendo o processo de ensino e aprendizagem em uma educação inclusiva, sempre respeitando a diversidade, sem esquecer que o papel de uma escola moderna deve ser ajudar no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. A inclusão de crianças com deficiência que focamos nessa pesquisa no âmbito escolar, foi elaborado no Centro de Educação Infantil - CEINF Centro de Educação Infantil Anália Adolpho Albres, situado à Rua Bahia, nº1638, centro, mantido pela Prefeitura Municipal de Anastácio, administrado pela Secretária Municipal de Educação. No qual percebemos que nem todas as pessoas envolvidas com a educação infantil estão preparadas para fazer a inclusão propriamente dita. Na nossa pesquisa bibliográfica recorremos aos teóricos da área, e nos apoiamos na Declaração de Salamanca (1994), Constituição Federal, Lei Diretrizes e Bases – LDB e Lei 8069–ECA. O principal foco da pesquisa era descobrir o que eles compreendiam e se possuíam formação para ensinar as crianças com deficiência, a fim de contribuir com a inclusão, visto que a inclusão deverá acontecer desde a educação infantil. Concluímos que, segundo os professores, que participaram das entrevistas informais, que a formação especifica seria uma maneira de contribuir para que a inclusão realmente acontecesse na educação escolar.
Abstract: The education system has increasingly turned its attention to the need to include children with disabilities in school, adopting special care towards pedagogical practices, converting the teaching and learning process into an inclusive education, always respecting diversity, without forgetting that the role of a modern school should be to help the child's cognitive, emotional and social development. The inclusion of children with disabilities that we focus on in this research in the school environment, was developed at the Early Childhood Education Center - CEINF Centro de Educação Infantil Anália Adolpho Albres, located at Rua Bahia, nº1638, center, maintained by the Anastácio City Hall, administered by the Secretary Municipal Education. In which we realize that not all people involved with early childhood education are prepared to carry out inclusion itself. In our bibliographical research we turned to theorists in the area, and we relied on the Salamanca Declaration (1994), Federal Constitution, Lei Diretrizes e Bases – LDB and Lei 8069–ECA. The main focus of the research was to find out what they understood and if they had training to teach children with disabilities, in order to contribute to inclusion, since inclusion should happen from early childhood education. We concluded that, according to the teachers, who participated in the informal interviews, that specific training would be a way of contributing to inclusion really happening in school education.
Palavras-chave: Inclusão. Educação Infantil. Educação.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7143
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

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