Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7130
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PAPEL TRANSFORMADOR DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE DIFERENTES ORIGENS ÉTNICAS
Autor(es): DARILENY PEREIRA
CLEONICE ALVES DOS SANTOS
Primeiro orientador: FATIMA CRISTINA DUARTE FERREIRA CUNHA
Resumo: O presente trabalho relata a relevância crucial do estágio na formação de futuros professores pertencentes às comunidades negras e indígenas. Buscando a promoção da diversidade étnica e a abertura curricular para abordar esses aspectos de maneira eficaz durante o estágio. A pesquisa, baseada nas experiências de duas acadêmicas do curso de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Aquidauana), destaca o papel fundamental desempenhado pelo estágio na preparação de professores com diferentes origens étnicas para atuarem em ambientes escolares urbanos. Ressalta-se no trabalho como o estágio pode abrandar os problemas enfrentados por professores indígenas ou quilombolas, que por vezes evitam escolas urbanas devido à percepção de exigências superiores, fora de sua "zona de conforto". Os resultados enfatizam a importância crucial de incorporar experiências práticas em ambientes diversos durante a formação de professores. Essa abordagem visa capacitá-los não apenas a lidar com as demandas de salas de aula inclusivas, mas também a desenvolver sensibilidade cultural, consolidando assim sua formação docente de maneira abrangente.
Abstract: This work reports the crucial relevance of the internship in the training of future teachers belonging to black and indigenous communities. Seeking to promote ethnic diversity and curricular openness to address these aspects effectively during the teaching internship. The research, based on the experiences of two academics from the pedagogy course at the Federal University of Mato Grosso do Sul (Aquidauana Campus), highlights the fundamental role played by the internship in preparing teachers with different ethnic origins to work in urban school environments. The work highlights how the teaching internship can alleviate the problems faced by indigenous or quilombola teachers, who sometimes avoid urban schools due to the perception of higher demands, outside their "comfort zone". The results emphasize the crucial importance of incorporating practical experiences in diverse environments during teacher training. This approach aims to enable them not only to deal with the demands of inclusive classrooms, but also to develop cultural sensitivity, thus consolidating their teaching training in a comprehensive way.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Experiência Docente
Grupos Étnicos
Formação Docente.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7130
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
8041.pdf568,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.