Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7109
Tipo: Dissertação
Título: QUADRO DA SEMANA: a leitura de imagem no ensino de arte em uma perspectiva histórico-cultural
Autor(es): Sabrina Vieira da Silva Santos
Primeiro orientador: Vera Lucia Penzo Fernandes
Resumo: Resumo: A pesquisa busca investigar a prática da leitura de imagem no ensino de arte no Brasil e apontar pressupostos dentro da perspectiva histórico-cultural. Uma pesquisa bibliográfica que por meio do entendimento da prática da leitura de reproduções de obras de arte, edifica a importância da sua presença no ensino de arte e seu espaço na escola, para o desenvolvimento e formação dos sentidos humanos. Objetivamos contextualizar os elementos constitutivos das práticas de leitura de imagem, sobre a base teórica do materialismo histórico e dialético, de seu caráter intrínseco ao ensino de arte, com vistas para construção de uma educação estética. Para a realização e elaboração deste trabalho contamos com estudos teóricos baseados em Vigotski (2001, 2004, 2009), Saviani (2011, 2013, 2018, 2020), Duarte (2001a, 2001b, 2006, 2016, 2021), Marin (2009), Woof (2005), Fernandes (2016, 2022), Paes (2020), Schlichta (2009a, 2009b, 2011, 2012), entre outros. Esta pesquisa desenvolve a argumentação que a socialização, o acesso aos códigos e procedimentos artísticos, quando os professores de arte tem o entendimento da totalidade do trabalho educativo, em meio a contradições próprias da sociedade de modelo capitalista, podem estabelecer crítica às práticas aligeiradas e enraizadas no senso comum. Este trabalho, portanto, desenvolve-se com o respaldo na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, de que a prática de leitura de imagem é enriquecedora para o ensino de arte, particularmente na formação dos sentidos, e do acesso aos conhecimentos artísticos necessários à educação para a comunicação. Palavras-chave: Leitura de imagem; Artes visuais; Educação estética; Perspectiva Histórico-Crítica; Perspectiva Histórico-Cultural.
Abstract: The research seeks to investigate the practice of reading images in art teaching in Brazil and point out assumptions within the historical-cultural perspective. A bibliographical research that, through understanding the practice of reading reproductions of works of art, builds on the importance of its presence in art teaching and its space at school, for the development and formation of human senses. We aim to contextualize the constituent elements of image reading practices, on the theoretical basis of historical and dialectical materialism, its intrinsic character to art teaching, with a view to building an aesthetic education. For the realization and elaboration of this work, we rely on theoretical studies based on Vigotski (2001, 2004, 2009), Saviani (2011, 2013, 2018, 2020), Duarte (2001a, 2001b, 2006, 2016, 2021), Marin (2009), Woof (2005), Fernandes (2016, 2022), Paes (2020), Schlichta (2009a, 2009b, 2011, 2012), between others. This research develops the argument that socialization, access to artistic codes and procedures, when art teachers have an understanding of the totality of educational work, amid contradictions typical of a capitalist society, they can criticize light practices rooted in common sense. This work, therefore, is developed with the support of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy, that the practice of reading images is enriching for the teaching of art, particularly in the formation of the senses, and access to knowledge artistic skills necessary for communication education. Keywords: Image reading; Visual arts; Aesthetic education; Historical-Critical Perspective; Historical-Cultural Perspective.
Palavras-chave: Leitura de imagem
Artes visuais
Obras de arte
Educação estética.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7109
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Sabrina Vieira da Silva Santos.pdf10,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.