Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7083
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Logística das feiras livres de Corumbá/MS
Autor(es): ANDRÉ GUILHERME MAURO DA ROSA
Primeiro orientador: JOICE CHIARETO
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar as características da logística das feiras livres da cidade de Corumbá, localizada em Mato Grosso do Sul - Brasil. As feiras livres desempenham um papel essencial na cultura local, impulsionando a economia, preservando tradições culturais e promovendo interação social. Utilizando uma metodologia que incluiu pesquisa de campo, por meio de observação direta e formulário para entrevista estruturada com os feirantes, além da análise de dados secundários, como relatórios e estudos sobre o assunto, foi possível compreender a dinâmica, estrutura, organização e impacto socioeconômico das feiras livres de Corumbá. Os resultados revelaram a diversidade de produtos comercializados, o perfil dos feirantes, as práticas de venda e as formas de gestão das feiras. Espera-se que os resultados auxiliem gestores públicos e associações de feirantes na promoção e valorização das feiras livres, visando ampliar seus benefícios sociais e econômicos. Esse estudo contribui com o conhecimento sobre as feiras livres de Corumbá, ressaltando sua importância na vida dos moradores e no desenvolvimento da cidade, assim como seu auxílio para a economia local, a preservação cultural e a qualidade de vida dos cidadãos. Palavras chave: Feiras livres. Gestão das feiras. Logística das feiras.
Abstract: The objective of this work is to identify the characteristics of the logistics of street markets in the city of Corumbá, located in Mato Grosso do Sul - Brazil. Street markets play an essential role in local culture, boosting the economy, preserving cultural traditions and promoting social interaction. Using a methodology that included field research, through direct observation and a structured interview form with stallholders, in addition to the analysis of secondary data, such as reports and studies on the subject, it was possible to understand the dynamics, structure, organization and socioeconomic impact of Corumbá's open-air markets. The results revealed the diversity of products sold, the profile of the stallholders, the sales practices and the ways of managing the fairs. It is expected that the results will help public managers and fairground associations in promoting and enhancing open-air markets, aiming to expand their social and economic benefits. This study contributes to knowledge about open-air markets in Corumbá, highlighting their importance in the lives of residents and the development of the city, as well as their help for the local economy, cultural preservation and quality of life for citizens. Keywords: Free markets. Fair management. Fair logistics.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7083
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
4347.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.