Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7079
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: TENDÊNCIA EMPREENDEDORA: UMA ANÁLISE DO PERFIL ACADÊMICO NO CENÁRIO PÓS PANDÊMICO
Autor(es): THAYANE DE LIMA ZORIO
Primeiro orientador: ROOSILEY DOS SANTOS SOUZA
Resumo: Esta pesquisa teve como principal objetivo identificar a tendência empreendedora entre os acadêmicos do Curso de Administração do CPAN no cenário pós-pandêmico. Para isso, foi utilizada a ferramenta Teste Tendência Empreendedora Geral (TEG), que avalia a tendência dos indivíduos para o empreendedorismo. Os resultados mostraram uma particularidade no perfil dos acadêmicos no contexto pós-pandêmico, destacando uma maior valorização do impulso e determinação, enquanto demonstram uma abordagem mais cautelosa na propensão a riscos. Além disso, observou-se uma consistência na valorização da autonomia e independência ao longo do tempo. A pesquisa também realizou uma análise comparativa com a utilização do TEG em pesquisas anteriores desenvolvidas por acadêmicos do Curso de Administração do CPAN antes da pandemia ocasionada pelo COVID-19. A pesquisa revelou algumas limitações, particularmente na coleta de dados, sinalizando a necessidade de abordagens metodológicas complementares em futuras investigações. As descobertas fornecem diretrizes importantes para o curso de administração do Campus do Pantanal, visando a formação e iniciativas que incentivem o desenvolvimento de um perfil empreendedor.
Abstract: This research aimed to identify the entrepreneurial tendency among students of the Administration Course at CPAN in the post-pandemic scenario. For this purpose, the General Entrepreneurial Tendency Test (TEG) tool was used, which assesses individuals' inclination towards entrepreneurship. The findings reveal a distinctiveness in the students' profile in the post-pandemic context, emphasizing a higher valuation of drive and determination, while displaying a more cautious approach to risk propensity. Moreover, there was a consistency in valuing autonomy and independence over time. The study also conducted a comparative analysis using the TEG in prior research conducted by students of the Administration Course at CPAN before the COVID-19 pandemic. The research unveiled some limitations, especially in data collection, pointing to the need for supplementary methodological approaches in future investigations. The findings provide crucial guidelines for the administration course at the Pantanal Campus, aiming for training and initiatives that encourage the development of an entrepreneurial profile.
Palavras-chave: Acadêmicos
Curso de Administração
Cenário Pós-Pandêmico
Comparativo TEG
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7079
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
8995.pdf606,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.