Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFLÁVIA APARECIDA FERREIRA RODRIGUES-
dc.date.accessioned2023-11-24T13:21:47Z-
dc.date.available2023-11-24T13:21:47Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7051-
dc.description.abstractIn this monograph, I set out to answer the following question: how can university transform a student's life by discussing school inclusion? To answer this question, I carried out this study, the general aim of which was to analyze some of the experiences I've had since I started studying Pedagogy at UFMS, especially during my internships and in the subject Special Education and Inclusive Practices. This study was organized as follows: firstly, I talked about my academic and professional career, as well as reflecting on how my experiences contributed to choosing the subject of this work. Next, I addressed the challenges and resistance to school inclusion, rethinking practices and paradigms. In this topic, I discussed the obstacles faced by society in relation to inclusion, as well as the importance of rethinking our educational practices to ensure a more inclusive school. In the next topic, I explored the theme of childhood and school, highlighting the importance of quality education from the earliest years of life and how this impacts on children's all-round development. I then focused on the university as a place of (trans)formation, highlighting the importance of academic training in promoting school inclusion. On this topic, I highlighted the realization of my dream of studying Pedagogy and what I learned about school inclusion at university. Afterwards, I presented my experiences in some schools, recounting significant experiences with students and education professionals. Finally, I presented my conclusions, in which I reflected on all the work I had done and the main contributions it had made to my academic, professional and personal development. I was able to understand that education goes far beyond a process of transmitting knowledge, I realized that it is capable of transforming lives, both from the perspective of a better future, as well as the elevation of the social being itself.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação. Inclusão escolar. Formação de professores. Pedagogia-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleA UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE (TRANS)FORMAÇÃO: UM RELATO AUTOBIOGRÁFICO DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1JOSE EDUARDO DE OLIVEIRA EVANGELISTA LANUTI-
dc.description.resumoNesta monografia, busquei responder à seguinte questão: como a Universidade pode transformar a vida de um estudante a partir da discussão sobre inclusão escolar? Para respondê-la, desenvolvi o presente estudo que teve como objetivo geral analisar algumas das experiências que vivi a partir de meu ingresso no curso de Pedagogia da UFMS, sobretudo a partir dos estágios e da disciplina Educação Especial e Práticas Inclusivas. Este estudo foi organizado da seguinte forma: inicialmente, fiz considerações sobre minha trajetória acadêmica e profissional, além de refletir sobre como minhas vivências contribuíram para a escolha do tema deste trabalho. Em seguida, abordei os desafios e resistências à inclusão escolar, repensando práticas e paradigmas. Nesse tópico, discuti os obstáculos enfrentados pela sociedade em relação à inclusão, bem como a importância de repensarmos nossas práticas educacionais para garantir uma escola mais inclusiva. No tópico seguinte, explorei o tema da infância e escola, destacando a importância de uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida e como isso impacta no desenvolvimento integral das crianças. Em seguida, foquei na universidade como local de (trans) formação, destacando a importância da formação acadêmica para a promoção da inclusão escolar. Nesse tópico, destaquei a realização do meu sonho de cursar Pedagogia e o que aprendi sobre inclusão escolar na Universidade. Posteriormente, apresentei minhas experiências em algumas escolas, relatando vivências significativas com alunos e profissionais da educação. Por fim, apresentei minhas conclusões, onde fiz uma reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido e as principais contribuições que ele trouxe para minha formação acadêmica, profissional e pessoal, pois pude compreender que a educação vai muito além de um processo de transmissão de conhecimento, percebi que ela é capaz de transformar a vidas, tanto na perspectiva de um futuro melhor, quanto na elevação do próprio ser social.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
5794.pdf540,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.